Eventos /  Festa la la-ticket green  /  Religioso

Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem - Festa da Padroeira de Belo Horizonte

Descrição

Nossa Senhora da Boa Viagem é uma denominação mariana da Igreja Católica comum em Portugal e no Brasil. Enquanto naquele país ela é louvada por ser a padroeira dos navegantes, aqui ela se tornou, graças à fé dos tropeiros que transportavam carga pelo interior do país, a protetora dos viajantes e até hoje recebe esta menção. Há mais de 300 anos, Nossa Senhora da Boa Viagem abençoa esta terra. Sob a sua proteção, a fazenda Curral Del Rei virou vila, depois arraial, e logo se transformou na capital de um dos principais estados do país.

A festa de Nossa Senhora da Boa Viagem traz a memória e a identidade da capital mineira. Nossa Senhora da Boa Viagem é a padroeira de Belo Horizonte desde 1932. O título foi oficializado pelo papa Pio XII, a pedido do cardeal dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. Sua grande festa acontece do dia 6 a 15 de agosto, dia que lhe é dedicado como padroeira. Nesse período, são realizadas novenas, missas, a Caminhada com Maria (peregrinação que percorre as igrejas com a denominação de Maria existentes na arquidiocese), quermesse, apresentações artísticas e culturais e a magnífica procissão luminosa que percorre a área central de Belo Horizonte e termina em frente à igreja, com uma missa campal que atrai milhares de devotos.

A Festa da Padroeira é um evento que consolida o turismo religioso em Belo Horizonte pela beleza e religiosidade do povo mineiro, e integra o Circuito Turístico da cidade. Neste período a Igreja recebe a peregrinação de devotos, que vêm de várias partes da Região Metropolitana e também de outras localidades.

Localização
Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem - Rua Sergipe, 175 - Centro
Centro-Sul
Video

 

Data
Entrada
Gratuito
Acessibilidade
Física/Motora
Visual
Auditiva
PROMOÇÃO
Arquidiocese de Belo Horizonte
REALIZAÇÃO
Arquidiocese de Belo Horizonte