Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Audiovisual

21ª Edição: INDIE Festival

Descrição

Entre os dias 25 e 31 de maio, as duas Salas do Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas exibem os filmes que compõem a programação do INDIE, tradicional mostra de cinema que está em sua 21ª edição.

Realizado pela Zeta Filmes, o festival tem como objetivo apresentar para o público a produção cinematográfica contemporânea internacional.

Nesta edição, serão exibidos 21 longas de 13 países, divididos entre as programações Mostra Mundial, Première e Sessão Clássica.

A entrada é franca com retirada de ingressos na bilheteria do cinema com duas horas antes das sessões.

Serão 10 filmes contemporâneos que fazem sua estreia no Brasil por meio da Mostra Mundial. O português João Canijo dirigiu dois filmes que se relacionam e se refletem como um espelho. Em “Mal Viver”, Urso de Prata – Prêmio do Júri na Berlinale (2023), o foco são cinco mulheres de uma mesma família, de diferentes gerações, que administram um antigo hotel familiar em decadência; em “Viver Mal” o foco são os hóspedes do mesmo hotel em um fim de semana e seus dramas e conflitos.

As duas obras juntas, e a mudança de ponto de vista narrativo, é o lançamento cinematográfico mais interessante do ano. Também são destaques dessa programação a película “Trenque Lauquen”, da diretora argentina Laura Citarella, e “Music”, da diretora alemã Angela Schanelec, que conquistou o Urso de Prata de Melhor Roteiro na Berlinale, livremente inspirado no mito de Édipo. Também será exibido o filme do belga Bas Devos, “Here”, um filme que traz a humanidade possível e a calma entre as pessoas, a natureza e as diferenças.

A mostra Première exibe cinco filmes em pré-estreia que em breve vão estar no circuito brasileiro. Destaque para a estreia nacional de “Passages”, do diretor americano Ira Sachs, mais um filme dele com roteiro do brasileiro Mauricio Zacharias, desta vez rodado em Paris, com os atores Franz Rogowski, Ben Whishaw e Adèle Exarchopoulos. Também em pré-estreia, o filme “EO”, do diretor polonês Jerzy Skolimowski, lançado em Cannes em 2022, recebeu o Prêmio do Júri e concorreu ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

O programa dedicado aos filmes clássicos restaurados e cults da programação da Sessão Clássica levará para o público o filme de Robert Bresson, que aqui no Brasil foi chamado de “A Grande Testemunha”, e traz a história comovente do burro Balthazar. Outro grande destaque da programação é a estreia da cópia digital restaurada em 4k do primeiro filme do diretor português Pedro Costa, “O Sangue”. Realizado em 1989, em 35mm, traz a história de dois irmãos e um segredo.

O programa traz outros clássicos em preto e branco como “Estranhos no paraíso” (1984), de Jim Jarmusch, “Hiroshima meu amor” (1959), de Alain Resnais, e “Stromboli” (1950), de Roberto Rossellini.

Homenagem

A edição 21ª do INDIE homenageia o gênio Jean-Luc Godard, falecido em setembro de 2022.

O festival exibirá seu primeiro filme, “Acossado”, realizado em 1960.

Acessibilidade

O INDIE traz também dois filmes com recursos de acessibilidade com libras, audiodescrição e legenda descritiva: “Acossado”, de Godard, que será exibido em duas versões, com acessibilidade e sem acessibilidade; e o filme argentino “O futuro perfeito”, de Nele Wohlatz.

Localização
Centro Cultural Unimed-BH Minas - Rua da Bahia, 2.244 - Bairro Lourdes
Centro-Sul
Horários
a
A 21ª edição do festival será somente nas Salas do Minas.
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar