A América Latina ganha o protagonismo da segunda edição do FENDA - Festival Experimental de Artes Fílmicas, que acontece de 31 de maio a 4 de junho no Cine Santa Tereza, Centro Cultural Vila Marçola e no Museu da Moda - MUMO.
Com idealização e direção artística de Victor Guimarães, o festival chega a sua segunda edição com 62 curtas metragens em sua programação divididos em 5 mostras, um curso com a curadora e pesquisadora Patrícia Mourão e uma conferência com o Coletivo Los Ingrávidos (México).
A abertura do festival traz ainda sessão de cinema ao ar livre e música com DJ Supololo (Masterplano) no Centro Cultural Vila Marçola.
Toda a programação é gratuita.
A escolha de um enfoque temático para a realização deste ano dá destaque à produção fílmica experimental e de vanguarda que acontece na América Latina, “A história das artes fílmicas experimentais é sempre contada do ponto de vista da Europa e dos Estados Unidos.
É como se eles estivessem sempre na vanguarda e os países periféricos produzissem algo derivado do que é inventado primeiro lá.
Nosso foco é inverter essa lógica.” explica Victor.
Vale ressaltar que desde as primeiras décadas do século XX essas produções acontecem no território, além disso alguns dos artistas e coletivos mais instigantes da cena experimental contemporânea estão criando a partir dessas regiões. “No ano passado, nós já havíamos percebido isso, com os filmes latino-americanos incríveis que recebemos para a Competitiva Internacional.
Dois deles, inclusive, receberam menções honrosas do júri do festival.
Então para nós foi natural essa escolha.
É reconhecer uma força que existe aí há muito tempo e precisa ser destacada”, finaliza o diretor artístico.
Para a curadora Carla Italiano, quando apontamos filmes da América Latina “Um ponto que de destaque é um diálogo entre procedimentos e gestos, consolidados no cinema de vanguarda já iniciados em países do norte global (principalmente EUA e alguns países da América Central), mas com enraizamento na realidade no contexto político social desses países e isso altera completamente o resultado desses filmes”.
A segunda edição do FENDA - Festival Experimental de Artes Fílmicas acontece de 31 de maio a 4 de junho no Cine Santa Tereza, com abertura no Centro Cultural Vila Marçola e conferência no Museu da Moda - MUMO.
O festival traz sessões em formato digital e analógico (16mm), com cópias trazidas especialmente de várias partes do mundo.
A entrada é gratuita.
Garanta seu ingresso antecipadamente pelo Sympla a partir de 22/5 ou retire na bilheteria do cinema 30 minutos antes de cada sessão.
Para mais informações siga @fendafestival no Instagram.
Esta edição do FENDA - Festival Experimental de Artes Fílmicas é é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital BH nas Telas 2021.