Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Cultural

16º Festival de Verão UFMG

Descrição

De 9 a 12 de fevereiro, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove o seu 16º Festival de Verão.

O evento, referência em Minas e no país, terá uma programação inteiramente gratuita, que poderá ser acessada, em breve, pelo site www.ufmg.br/festivaldeverao.

Com o tema Culturas em movimento: olhares da UFMG sobre a Semana de Arte Moderna, a edição de 2022 comemora o centenário da Semana de Arte Moderna com reflexões sobre as contribuições, contradições e desdobramentos que o movimento proporcionou ao país.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento será totalmente on-line pelo segundo ano consecutivo.

A programação prevê três palestras, quatro rodas de conversa, uma homenagem e uma apresentação de danças urbanas.

Para a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a Semana de Arte Moderna foi um marco no processo de valorização e afirmação da cultura brasileira, e seus desdobramentos são sentidos até hoje. “Esse centenário é muito mais do que uma efeméride.

Refletir sobre a Semana de Arte Moderna é, sobretudo, refletir sobre os impasses de um Brasil que se modernizou, mas que ainda guarda traços de um país arcaico e desigual”, analisa a reitora.

Ela acredita que é papel da UFMG estimular o debate sobre o movimento que lançou o país na modernidade. “Começamos essa discussão no ano passado, com o Festival de Inverno, e fecharemos esse ciclo agora, com o Festival de Verão”, afirma. “Achamos importante focar nos olhares dos professores, artistas e pensadores da UFMG sobre o movimento modernista e a Semana de Arte Moderna.

O tema Culturas em Movimento sintetiza nossa perspectiva contemporânea para refletir sobre as repercussões do Modernismo na arte e na cultura até os dias de hoje”, afirma o diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli, que coordena o Festival ao lado da diretora-adjunta, Mônica Medeiros Ribeiro.

Localização
online
Video