17º Festival de Verão UFMG

Ícone Descrição

Descrição

Em 2023, o 17º Festival de Verão UFMG retorna ao presencial com uma programação 100% gratuita composta por conversas, oficinas, projeção de filmes com sessões comentadas e apresentações artísticas que trazem à tona reminiscências de ações culturais da UFMG produzidas durante as décadas de 1960, 1970 e 1980, anos de ditadura no Brasil, mas também de grande efervescência cultural na UFMG. 

Vamos juntos rememorar e compor a história da Cultura na Universidade!

Com oficinas e espetáculos gratuitos e abertos ao público, a UFMG realiza entre os dias 28 de fevereiro a 3 de março, a 17ª edição de seu Festival de Verão. 

Diversas atrações estão programadas para acontecer no Centro Cultural UFMG, localizado no hipercentro de Belo Horizonte, como o espetáculo ‘Os orixás’ com os bonecos do Grupo Giramundo, apresentação de dança com o grupo Sarandeiros e da peça Macbeth 22, do grupo Arte em Conexão. 

No mesmo espaço, o público também poderá participar de oficinas diversas e obter certificado de participação. As regras podem ser consultadas neste link do site do Festival.

Acesse também a lista de oficinas que acontecem no Centro Cultural da UFMG.

Já a programação completa do evento está disponível no link abaixo:

https://www.ufmg.br/festivaldeverao/2023/

Presencial

Após dois anos com edições on-line em decorrência das medidas de proteção contra a covid-19, o Festival de Verão UFMG retoma em 2023 sua programação presencial em diferentes espaços da Universidade. 
Além do Centro Cultural UFMG, as atividades acontecem também no Conservatório UFMG e no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. 

Memória e democracia como eixo 

Com o tema Cultura, memória e democracia: ação cultural na Universidade nas décadas de 1960 a 1980, a 17ª edição do evento busca resgatar a memória das ações culturais na Universidade nos anos de repressão militar por meio de conversas, oficinas, sessões de filmes e atrações artísticas. 

Para Fernando Mencarelli, pró-reitor de Cultura da UFMG, a história das ações culturais na Universidade atravessa muitas décadas e conta com a atuação de diversos setores e agentes culturais, que movimentam tanto a comunidade interna quanto a externa. 
“Neste momento, o Festival de Verão ainda reverbera a conquista da criação da Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e dedica-se à produção de registros de memórias, filmes e exposições, relacionados a um dos momentos mais importantes para a história das ações culturais da Universidade a partir dos anos 60, um período difícil de ditadura militar no Brasil em que a cultura foi protagonista em diferentes esferas”. 

Documentário

Com esse propósito, entre as ações que compõem a 17ª edição do Festival de Verão está a restauração de imagens de ações culturais desenvolvidas no momento histórico em questão, coordenada por Jussara Vitória, professora da Escola de Belas Artes da UFMG.
A restauração resultará na produção de um documentário.

Abertura

A abertura oficial do evento ocorre no dia 28 de fevereiro (terça-feira), às 18h30, no auditório do Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1534, Centro), seguido da primeira sessão de diálogos da série Cultura e memória, com o tema Ações culturais e política na UFMG. 
Em seguida, acontece a exibição do espetáculo Casulo, dos alunos do Teatro Universitário da UFMG sob direção de Fernando Limoeiro.
 


 

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Centro Cultural UFMG
Avenida Santos Dumont, 174, Centro
Centro-Sul
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
A programação acontece em diferentes espaços da Universidade. 
Além do Centro Cultural UFMG, no Conservatório UFMG e no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. 

Entrada

Gratuito
Ícone Promoção

PROMOÇÃO

Pró-reitoria de Cultura da UFMG
Ícone Realização

REALIZAÇÃO

Pró-reitoria de Cultura da UFMG
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar