Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Cultural

2ª Edição virtual: Festival Mundial de Circo

Descrição

Respeitável público, o Circo está no ar de novo! De 24 a 30 de setembro é realizado o Festival Mundial de Circo – edição LAB, no formato digital. A programação conta com 24 trabalhos de artistas originários do Brasil, Canadá, Espanha, França e Holanda - entre espetáculos e cenas circenses, além de mesas de conversa, exposição e ações formativas. A abertura, no dia 24 de setembro (sexta-feira), conta com o espetáculo “Andar Abaixo”. Outro destaque da programação é a live inédita “QFC - Batalhas Improvisadas Versão Palhaços”, no dia 26 (domingo), às 17h, com a Cia Quintal (SP), pioneira no Brasil e referência internacional na improvisação teatral

O encerramento do festival conta com uma mesa de conversa entre representantes de Escolas Internacionais de Circo, sob mediação de Marco Bortoleto (UNICAMP/SP). O público tem acesso gratuito ao festival pelo site e todas as atividades e atrações estarão disponíveis até o dia 30 de setembro. 

O público é transportado para a atmosfera mágica do circo, dando a sensação de ser remetido ‘para dentro do picadeiro’. Com alguns cliques, o espectador entra numa espécie de ‘cidade circense flutuante’, com lonas, balões e dirigíveis. Do conforto de casa, o público mais uma vez pode navegar e vivenciar experiências em ambientes diversos: Lona Espetáculos (com dois novos espetáculos), Mostra Adulta e Mostra infantil (com 22 trabalhos nacionais e internacionais), Globo da Morte, Ações Formativas e Exposição.

A segunda edição virtual possui trabalhos, de média a curta duração - muitos deles criados em contexto de pandemia -, e que trazem um panorama da produção contemporânea circense brasileira e mundial, com diversidade de estética, estilo e técnicas da arte do circo, como o trapézio, o malabarismo, o tecido, o contorcionismo, o bambolê, a palhaçaria, o ilusionismo, entre outras. “Além das mostras adulta e infantil, que o público vai poder rever nesta segunda fase, para a seleção dos novos espetáculos, foi considerada a qualidade do trabalho apresentado. Não bastava ter a obra gravada em vídeo.

As ações formativas desta edição são gratuitas e podem ser realizadas pelo site. O Festival irá disponibilizar ainda, na plataforma, a exposição “A deriva da linha ou o mistério que salta”, da artista visual e circense há mais de 20 anos, Clarice Panadés, formada na Spasso Escola Popular de Circo em 2008, e integrante do Coletivo Na Esquina. 

Localização
online
Data
a
Entrada
Gratuito