O Casa Branca Fest surgiu logo após o rompimento da barragem no Córrego do Feijão para contribuir com a restauração econômica e social da comunidade por meio da arte e da cultura. A primeira edição, em 2019, teve dois dias de programação, gerando renda para o município e para o comércio gastronômico e hoteleiro local.
Por meio de sua programação, o Casa Branca Fest colabora também para restabelecer a autoestima da população, gera articulações entre a comunidade e propõe alternativas de desenvolvimento por meio da economia criativa: o turismo ecológico (visitação consciente a trilhas, cachoeiras), a sustentabilidade (novas formas de ocupação espacial e econômica) e a valorização do comércio local.
Programação
20/06 - Instalações no espaço público de Casa Branca
Brígida Campbell - O movimento sutil das coisas
Ateliê Confio - Instalação com crochê no ponto de ônibus
Fred Paulino e Coletivo Birulei - A árvore dos sonhos
Corredor poético
21 a 25/06 - Programa de rádio
Rádio Guará
Todos os dias, às 6h, edição especial da Rádio Guará - A Voz de Brumadinho, com apresentação do ator e diretor Adyr Assumpção e transmissão pelo Youtube do festival e do site oficial.
27/06 - 11h às 17h - Live
Transmissão de seis horas consecutivas de programação, em tempo real, por meio do canal no Youtube do festival e do site oficial.