O projeto Solo Negro – que apresenta as criações de artistas negras e negros de Belo Horizonte – traz, na sexta-feira dia 23 de setembro, a peça “Banzo”, com Kiandewame Samba, e no sábado dia 24, o espetáculo de dança “Raiz”, de Wallison Culu.
As apresentações são gratuitas e acontecem no Teatro Espanca (R. Aarão Reis, 542 - Centro), às 20 horas, seguidas por roda de conversa com os artistas.
Idealizado pela Cia Burlantins e com curadoria de Julia Tizumba, Solo Negro se propõe a criar um espaço de difusão do trabalho de artistas negros da capital mineira, reunindo espetáculos que dialogam com a cultura afro-brasileira contemporânea ou tradicional.
“A valorização da cultura e dos indivíduos afro-brasileiros e a presença do corpo negro em cena são base fundamental do projeto Solo Negro, com diálogos que marcam a cena, reverberando a interlocução entre a ancestralidade e a atualidade”, observa Júlia.
Esta edição do projeto é viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte e tem o patrocínio do Instituto Unimed BH.