A Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) foi criada a partir de seu primeiro encontro em 1995. Sua primeira diretoria, ata de fundação e estatuto foram registrados na cidade de Brasília (DF). Na ocasião, a iniciativa buscava a integração dos trombonistas brasileiros, buscando a divulgação e a difusão do conhecimento, criando um fórum anual de discussões cujo foco era a performance musical no trombone. Desde então, foram 26 edições ininterruptas do evento que é itinerante (já houve Festivais nas cinco regiões do Brasil)
A partir de 2012 houve uma preocupação em ampliar opções e informações acerca do universo do trombone. Assim, foi criada a Comissão Científica da ABT, que realizou o I Simpósio Científico, com o objetivo de fomentar a pesquisa e divulgar a produção científica dos associados. No mesmo ano também ocorreu o I Concurso Jovens Solistas Radegundis Feitosa, com objetivo de oportunizar e incentivar os jovens instrumentistas a mostrar seus talentos, destacando-os no cenário musical nacional.
Em 2022 o XXVIII Festival da ABT volta a ser presencial, entre os dias 8 e 12 de agosto de 2022, na cidade de Belo Horizonte, no Conservatório de Música da UFMG. O Festival ainda abarcará o XI Simpósio Científico da ABT, VII Conferência Pedagógica e o XI Concurso Radegundis Feitosa, conduzidos por vários professores nacionais e do exterior.
Convidados Internacionais:
Mark Mulley (Inglaterra/Brasil) - Trombone Tenor
Sebastian Cifuentes (Colômbia) - Trombone Baixo
Convidados Nacionais:
Alexandre Magno (PB/PE)
Carlos Freitas (SP)
Gilvando Silva (RN/PB)
Jackes Douglas (MS)
Jean Marcio (PB)
João Luiz Areias (RJ)
João Machala (MG)
Marinaldo Lourenço (PE/PB)
Marlon Barros (PB/PE)
Roberto Millet (GO)
Rômulo Santiago (CE)
Sérgio Rocha (MG)