Eventos /  Jornada la la-ticket green  /  Direito e Jurídico

II Jornada de Direitos Humanos da UFMG - Online

Descrição

II Jornada de Direitos Humanos – Online

Para quê servem os Direitos Humanos? Quem são os humanos (e os não humanos) a quem são garantidos direitos? Quais são os vários entendimentos que estão em disputa sobre o que são Direitos Humanos? Como podemos contribuir para o alargamento do entendimento e para a garantia de direitos em uma sociedade tão desigualmente estruturada como a nossa? 

Partindo dessas perguntas, a Rede Direitos Humanos da UFMG promove a II Jornada de Direitos Humanos da UFMG, em que são compartilhadas experiências de pesquisa, de extensão e de lutas em prol dos Direitos Humanos no país. Com o tema “Qual UFMG, para quais Direitos Humanos”, esta segunda edição visa estimular a reflexão crítica sobre: qual direção social defendemos coletivamente na construção da agenda de luta dos direitos humanos e quais estratégias a UFMG e a sociedade podem elaborar e têm elaborado, coletiva e horizontalmente, para a efetivação dos direitos humanos?

Ao promover estes questionamentos e reflexões a jornada objetiva articular os diferentes sujeitos dentro e fora da universidade em prol de uma agenda dos direitos humanos orientada pela diversidade, transversalidade, antirracismo, anticapacitismo, diversidade de gênero e sexualidade, valores democráticos e que esteja sintonizada com as necessidades e particularidades dos povos latino-americanos.

Breve contextualização 

No âmbito interno, a UFMG tem buscado construir uma política institucional de direitos humanos com o intuito de fortalecer a perspectiva da diversidade, igualdade, inclusão e cidadania. Diversas medidas estabelecidas recentemente têm procurado ampliar o cumprimento dessa agenda de direitos na UFMG, tais como: decisões sobre proibição do trote, adoção de nome social e apoio a núcleos de pesquisa e extensão relacionados a temas e serviços sobre grupos que sofrem com discriminações. A comunidade é parceira nesse compromisso e conta também com canais, como a Ouvidoria, no apoio à defesa de seus direitos. 

Em 2016 foi criada, no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG (PROEX), a Rede Direitos Humanos, que articula cerca de 20 grupos, laboratórios e núcleos de extensão, ensino e pesquisa da UFMG, que abordam, sobretudo, violações de direitos. A Rede promove a troca e cooperação continuada entre seus membros em diálogo com políticas públicas, movimentos, coletivos e organizações sociais. 

Um desdobramento das diversas ações que têm sido promovidas pela Rede de Direitos Humanos da UFMG, foi a primeira edição da Jornada de Direitos Humanos da UFMG, que ocorreu no dia 6 de junho de 2019 e teve como tema “Viver e defender os direitos humanos na Universidade”. As atividades da programação desta primeira edição estiveram centradas no debate das ações desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão pelos integrantes da rede. 

Em sua segunda edição, a organização da jornada conta agora com a participação e articulação da nova diretoria da PROEX “Universidade dos Direitos Humanos” (UDH). A criação da UDH também representa um momento de amadurecimento dos trabalhos e iniciativas já desenvolvidas pela PROEX em torno da agenda dos direitos humanos.

Nesse sentido, a organização da II edição da Jornada dos Direitos Humanos visa promover a ampliação do evento em sintonia com o movimento de alargamento do aparelho institucional voltado à promoção e defesa da agenda dos direitos humanos na UFMG e incluindo iniciativas externas à UFMG e que promovem Direitos Humanos. Foi com esse intuito que a Rede de Direitos Humanos, em parceria com a UDH, definiu como tema para a segunda edição da jornada o debate sobre “Qual UFMG, para quais Direitos Humanos?”. 

Visando na ampliação do debate, a Comissão Organizadora da Jornada deliberou pela ampliação dos dias do evento, que se inicia nos dias 7 e 8 de dezembro, com o Fórum sobre a população em situação de rua em BH, e segue nos dias 9 e 10 de dezembro de 2021.

 

Localização
ONLINE
Data
a
Canal da Extensão UFMG no Youtube

Entrada
Gratuito
PROMOÇÃO
Rede Direitos Humanos da UFMG / UDH /PROEX UFMG
REALIZAÇÃO
Rede Direitos Humanos da UFMG / UDH /PROEX UFMG