Eventos /  Lançamento la la-ticket green  /  Literatura

Lançamento dos Livros: Crítica Esparsa (1957-1965) e O Nascimento dos Deuses

Descrição

Como desdobramento da mostra Glauber – Kynoperzpktyva 18, que esteve em cartaz no Cine Humberto Mauro em dezembro do ano passado, a Fundação Clóvis Salgado lança a dupla de livros Crítica Esparsa (1957-1965) e O Nascimento dos Deuses. As obras propõem um mergulho sobre o escopo crítico de Glauber Rocha e a respeito de suas obras, além de publicar, pela primeira vez em português, seu último roteiro escrito publicado em italiano em 1981. Às 17h, será exibido o longa-metragem Claro (1965), dirigido pelo cineasta. Após a sessão, haverá distribuição dos livros para o público presente, seguida de debate com o organizador Mateus Araújo, do crítico Arlindo Rebechi Junior e do escritor e professor Jacyntho Lins Brandão. O arquivo estará disponível, também, para download gratuito no site da Fundação Clóvis Salgado.

A publicação vem sendo elaborada pela Gerência de Cinema da FCS em colaboração com o organizador Mateus Araújo, doutor em filosofia pela UFMG/Sorbonne, professor de teoria e história do cinema da Escola de Comunicações e Artes da USP e pesquisador da obra de Glauber Rocha. Segundo Bruno Hilario, gerente do Cine Humberto Mauro, o lançamento tem o objetivo de contribuir de maneira fundamental para os estudos glauberianos. “Além disso, expandimos a fortuna crítica a respeito do cineasta baiano já publicada no Brasil, oferecendo um registro que reúne uma amostragem da produção textual de Glauber durante a juventude”, observa Bruno, ressaltando que os livros constituem um valioso arcabouço teórico de relevância nacional e internacional.

Localização
Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537 - Centro
Centro-Sul
Data
a
Obras trazem textos inéditos escritos por Glauber e outros críticos, além de primeira tradução em português do último roteiro escrito pelo cineasta baiano.
Entrada
Gratuito