Eventos /  Mostra la la-ticket green  /  Artes Cênicas

Cia Circunstância “Mostra Tudo em Família - Novas Configurações Familiares”

Descrição

Como a relação entre família e circo tem se transformado nas últimas décadas, culminando em novas estruturas, linguagens e grupos?

Buscando refletir sobre essas e outras questões, em meio a muitas risadas, a Cia Circunstância apresenta a terceira edição da Mostra Tudo, que traz como tema as “Novas Configurações Familiares Circenses”.

Pensado pela primeira vez em formato totalmente digital, em função da pandemia da Covid-19, o evento acontece entre os dias 6 e 18 de abril, com uma série de espetáculos de trupes e companhias de diversas regiões do Brasil.

A programação, que é totalmente gratuita, ainda conta com oficinas e números circenses selecionados por meio de convocatórias abertas, além de uma roda de conversa sobre o assunto.

O conceito da “Mostra Tudo em Família – Novas Configurações Familiares Circenses” dá continuidade à pesquisa iniciada anos atrás pela companhia de Belo Horizonte, que originou seu mais recente trabalho “Circo de Família”, cuja estreia aconteceu no ano passado.

A ideia da Mostra é partilhar com o público o encontro entre diversas famílias circenses contemporâneas e suas temáticas: o riso, o amor, a maternidade e a paternidade, as relações entre irmãos, a inocência, as discussões e a luta diária pela sobrevivência das relações familiares por meio da linguagem artística circense. "É a nossa forma de criação, de experimentação, quando temos uma criança.

A gente precisa trabalhar e ela precisa se integrar. Vimos que essa é uma questão que existe muito e não é tão abordada conceitualmente, teoricamente", afirma Dagmar Bedê, integrante da companhia. "Em 2017, começamos um processo de pesquisa para a montagem do nosso espetáculo.

A partir daí, fizemos um intercâmbio junto a outros artistas com configuração familiar, diante da necessidade do encontro, de perceber realidades semelhantes à nossa.

Achamos interessante aprofundar o assunto nesta edição da Mostra Tudo", completa Diogo Dias, companheiro de Dagmar e um dos fundadores da Cia Circunstância.

Segundo Dagmar, o processo de curadoria mostrou que há famílias circenses de todos os tipos e lugares. “A palhaçaria, que é o carro-chefe do nosso trabalho, tem uma grande parcela nessa pesquisa.

Existem palhaços em todos os cantos do país e de configurações familiares de tudo que é jeito: pai e filho, pai mãe e filho, casal homossexual, casal heterossexual.

Todos os formatos e laços sanguíneos”, conta.

Localização
Video

 

Data
a
Com programação online e gratuita, “Mostra Tudo em Família” traz espetáculos de grupos de diversas regiões do Brasil, além de números e oficinas
Entrada
Gratuito