Eventos /  Mostra la la-ticket green  /  Artes Cênicas

"MOSTRA 4 POR 1" - Espaço Aberto Pierrot Lunar

Descrição

A partir de 27 de abril, terça-feira, começa a programação da “4 POR 1” - primeira mostra nacional do Espaço Aberto Pierrot Lunar dedicada à linguagem das artes cênicas no digital.

O evento reúne trabalhos de Minas Gerais e São Paulo, inéditos - originalmente concebidos para a plataforma ou adaptados para o YouTube. As transmissões acontecem da casa dos artistas, com captação de imagens de celular.

A mostra segue até 30 de abril, no canal do Espaço Aberto Pierrot Lunar, com obras de curta duração, entre 15 e 30 minutos, assistidas em tempo real, sempre a partir das 19h.

Para quem não puder chegar na hora ou quer rever, elas ficam acessíveis, com legenda, pelo link http://www.youtube.com/ciapierrotlunar, até às 18h do dia seguinte. Também estará disponível no canal até o encerramento da mostra, um bate-papo entre os participantes com o tema “O teatro em recriações digitais”, sob mediação do jornalista cultural e ator Bremmer Bramma que fará ainda resenhas diárias, em vídeo, de cada atração do evento. “Em razão da pandemia, foi preciso criar outras estratégias para o Espaço e dar oportunidade aos artistas de continuarem produzindo, ainda que no formato virtual”, explica Léo Quintão.

O ator, diretor e integrante da Cia Pierrot Lunar relata que a experiência com o teatro digital ampliou possibilidades: “Ninguém esperava uma situação como essa.

Logo no início da pandemia começamos a experimentar novas linguagens, com leituras, espetáculo novo e encontrar soluções criativas de interação com o público pelas plataformas``, completa. Entre os trabalhos com criação inédita para as plataformas digitais, estão previstos “A carne sua” da Plataforma Casca (SP) e “Delay” da Breve Cia (BH-MG).

Em “A Carne Sua”, os artistas João Filho e Lorena Tófani investigam a relação entre o teatro e o audiovisual, abordando questões como o feminicídio, que, em contexto de pandemia, cresceu 22%, em 12 estados brasileiros.

Já “Sintoma or Delay” trata dos conflitos atuais e sintomas decorrentes dos meses de confinamento na quarentena.

A micropeça brinca com a ironia da palavra “delay” e o atraso que pode existir entre quem comunica e quem recebe a comunicação. De maneira sutil a personagem nos apresenta essa relação do atraso virtual, racial, de gênero e social.

Quem faz uma live sempre estará 20 segundos à frente de quem assiste. “INcômodos: Tomates, morangos e drogas homeopáticas” do Coletivo Urbano (Juiz de Fora-MG) e “Atemporal” da Cia Sufoco (BH- MG) são obras criadas para o presencial e adaptadas para o canal do Youtube.

Originalmente concebida para residências urbanas, a micropeça “INcômodos: Tomates, morangos e drogas homeopáticas”, que já circulou por 40 casas e apartamentos de Juiz de Fora, Ouro Preto, São João del-Rei, Tiradentes e São Paulo, conta a história de uma mulher que vive trancada em seu quarto e acredita em dietas, inclusive a dieta do sorriso, passando dias amargurada. “Atemporal” foi criado por Rafael Mourão - artista destaque da cena circense belo-horizontina e membro da AMI (Academia Mineira de Ilusionismo). Com ilusionismo, palhaçaria e ficção científica, o artista nos apresenta um cientista que vive em um futuro pós-apocalíptico.

Entre máquinas, fórmulas químicas e uma natureza devastada é preciso encontrar o pouquinho de humanidade que ainda resta no planeta.

Localização
online
Video

 

Data
a
Evento integra a programação do Espaço Aberto Pierrot Lunar, de 27 a 30 de abril, reunindo obras de curta duração inéditas, criadas por artistas de Minas e São Paulo, que foram concebidas para o Youtube ou adaptadas para a plataforma.
Entrada
Gratuito