Eventos /  Mostra la la-ticket green  /  Artes Visuais

Projeto CineCentro | CineClássico Quarentena - Centro Cultural UFMG

Descrição

O CineCentro de março indica filmes da Era de Ouro da Comédia Muda, um dos primeiros e mais populares gêneros do cinema mundial.

As comédias, também denominadas por “comédias pastelão”, consistiam em sequências de perseguições alucinadas, trazendo uma série de acrobacias, sucessão de ‘gags’ (ações visuais engraçadas), cenários que desafiavam a realidade e uso de atores de aparência pouco convencional.

Quando pensamos no gênero, sempre vêm à mente os três maiores nomes no assunto: Charlie Chaplin (1889-1977), Buster Keaton (1895-1966) e Harold Lloyd.

Entretanto, outros comediantes foram bem populares no período, tais como: Max Linder, Larry Semon, Harry Langdon, Roscoe Arbuckle, Billy Bevan, bem como as atrizes Mabel Normand e Mary Pickford.

O CineClássico Quarentena concebeu a “Mostra Comediantes Mudos” para que diferentes gerações tenham acesso a filmes de atores pouco conhecidos, já que muitas películas se perderam pela ação do tempo e vários desses comediantes não se adaptaram ao sistema sonoro do cinema.

Em função da dificuldade de se localizar vídeos no formato online, a mostra está centrada em filmes que foram possíveis de encontrar, o que interfere um pouco na seleção, pois muitos dos melhores de cada astro não foram localizados.

Localização
online
Video

 

Data
a
Centro Cultural UFMG seleciona uma programação especial de filmes da Era de Ouro da Comédia Muda
Entrada
Gratuito