A ficção científica é uma via artística em que trafegam importantes reflexões sobre a humanidade e o universo.
Por meio dessa perspectiva, o Cine Humberto Mauro promove a mostra “De volta para o futuro” e apresenta um panorama do gênero, destacando o desenvolvimento histórico e a pluralidade de estéticas e de narrativas.
A programação, que traz, dentre outros filmes, “Godzilla”, de Ishirô Honda, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, de Steven Spielberg, e “Metrópolis”, de Fritz Lang, ocorre de 6 de julho a 1 de agosto, no Palácio das Artes, e é gratuita.
Aproximadamente 50 filmes compõem a mostra, que exibe títulos representativos de todas as décadas da história do cinema.
A mostra traz três sessões do programa “História Permanente do Cinema” e leva ao público três filmes comentados por especialistas: “E.T. O Extraterrestre”, de Steven Spielberg; “Stalker”, de Andrei Tarkovsky e “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, de George Lucas.
Julho, o mês das férias, será encerrado com duas sessões especiais do programa História Permanente do Cinema.
Em diálogo com a mostra De Volta para o Futuro, a Fundação Clóvis Salgado realiza, no Cine Humberto Mauro, exibições de dois filmes incontornáveis quando o assunto é a ficção científica no cinema. Stalker, de Andrei Tarkovski, terá uma sessão no dia 20 de julho (quinta-feira), a partir das 17h, seguida por comentário de Mariana Mól Gonçalves, professora, pesquisadora e cineasta. Serão distribuídos catálogos da mostra “Tarkovski – Eterno Retorno”.
A classificação é livre.
Já na semana seguinte, o público verá, na tela grande, o clássico atemporal de Steven Spielberg. E.T. – O Extraterrestre será exibido em 27 de julho (quinta-feira), novamente a partir das 17h.
O comentário ficará a cargo do pesquisador, cineasta e produtor cultural Rodrigo Azevedo.
Além disso, a exibição, que percorre e explora o universo sci-fi, contará com um sorteio de livros de ficção científica.