Eventos /  Mostra la la-ticket green  /  Cultural

7 anos do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado

Descrição

O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) está completando 7 anos! 

Para celebrar, uma programação especial acontece de 9 a 13 de dezembro de 2021, incluindo atividades presenciais e virtuais. A agenda de comemoração conta com lançamento de uma série de vídeos do projeto Festejos na Lagoa, que trazem rodas de conversas reunindo mestres populares no canal de Youtube da Fundação Municipal de Cultura (youtube.com/canalFMC), além de encontros e apresentações culturais no Centro de Referência, com projetos já conhecidos do espaço como Conversas ao Pé do Fogão e o projeto parceiro Nujazz no Parque. A exposição Maracatu Chico Rei também poderá ser visitada.

O espaço está localizado no endereço Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã | Tels: (31) 3277-7420 / 3277-6746. 

Acompanhe a agenda: 

Sexta-feira, 09 de dezembro

Conversa ao Pé do Fogão | Presencial

Capoeira,  Congado e Quilombo permitirá trocas de conhecimentos sobre congado, com a participação da Rainha do Congo do Estado de Minas Gerais, Isabel Casimira, o Mestre Beto Onça, que pesquisa e pratica a capoeira ancestral, e com as mestras da cultura popular e quilombolas, Mametu Muiândê e Ione de Oliveira.

Das 14h às 17h | atividade presencial 

Sábado, 11 de dezembro

Exposição Maracatu Chico Rei | Presencial

A mostra pretende apresentar os limites artificiais dos conceitos clássicos de “popular” e “erudito”, por meio do bailado Maracatu Chico Rei, mostrando que o tradicional lugar da cultura erudita reconhece e mostra toda a riqueza e beleza da cultura popular que fazem parte da história, patrimônio e singularidade do país, indispensáveis na formação da identidade nacional. O Maracatu Chico Rei é um poema sinfônico e bailado para orquestra e coro, que tem como tema a lenda de um antigo rei africano que foi trazido para o Brasil.

Das 11h às 16h30 | atividade presencial 

Nujazz no Parque | Presencial

Eventos nos quais a história e a produção artística de algumas das mais relevantes mulheres do Jazz serão apresentadas por DJs. As homenagens trarão para as audições DJs mulheres, que contarão com a participação de outros DJs para apresentação conjunta.

Das 11h às 16h30 | atividade presencial 

Festejos na Lagoa - Chico Rei e Maracatu | On-line

A roda de conversa Chico Rei e Maracatu abordará tema da exposição homônima em cartaz no espaço, que com estandartes, figurinos, instrumentos musicais, partitura e outros elementos apresenta o poema sinfônico afro-brasileiro “Maracatu Chico Rei”, composto em 1933, por Francisco Mignone, inspirado na lenda de Chico Rei.
13h | Canal da Fundação Municipal de Cultura no youtube. 

Do fogo à água: um rito de entrega | Presencial

Espetáculo que integram a programação da Mostra Arena – Travessias, que integra o processo de formação de alunos de teatro da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Os alunos convidam o público a participar do ofertório construído por cada estudante-artista, que reflete a caminhada de aprendizagem marcada pelo corpo-território sagrado e por música, comida, fogo, água, axé, roda, folhas, entre outros elementos. 

É necessária a retirada de ingressos escrevendo para o e-mail: secretaria.ela@pbh.gov.br
19h | atividade presencial 

Domingo, 12 de dezembro

Festejos na Lagoa -  Literatura de Cordel | On-line

A Roda de conversa contará com a participação de três convidados. São eles: Ricardo Evangelista, poeta, cordelista, sociólogo, contador e ilustrador de histórias e trabalhador do serviço público; Madu Costa, escritora, pedagoga e arte-educadora, que conta com 11 publicações de literatura infantil e de cordel, sendo também integrante do Coletivo Iabás de narração de histórias das orixás femininas; e Seu Ribeiro, músico, repentista, estudioso, divulgador da literatura de cordel, e ativista cultural de Santa Luzia desde 1999. 
13h | Canal da Fundação Municipal de Cultura no youtube.  

Segunda-feira, 13 de dezembro

Festejos na Lagoa -  Capoeira e Ancestralidade | On-line

Roda de conversa que contará com a participação do Edson Moreira da Silva, mais conhecido como Mestre Primo, um dos mais longevos mestres capoeiristas de BH (atua desde 1975), sendo sua linhagem a capoeira Angola; e Ana Tamanco, educadora física, capoeirista que ministra aulas e faz parte da comissão organizadora do Movimento Feminino de Capoeira (MFC) de Belo Horizonte e Região Metropolitana de BH.  
13h | Canal da Fundação Municipal de Cultura no youtube.  

 

Data
a
De 9 a 13 de dezembro de 2021. Consulte a programação para verificar as datas, horários e como se inscrever nas atividades.
Entrada
Gratuito