Eventos /  Mostra la la-ticket green  /  Cultural

Mostra Arena - Travessias

Descrição

A Mostra Arena – Travessias será realizada de 26 de novembro a 5 de dezembro de 2021. Rodas de conversas, espetáculos de teatro e de dança, exposição, intervenções artísticas, saraus, projeções de vídeos, entre outras atividades compõem a programação da mostra, que integra o processo de formação de alunos e alunas da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Toda programação é gratuita, sendo realizada em formato híbrido, com ações virtuais e presenciais, seguindo todos os protocolos de prevenção à covid-19. 

No caso das atrações virtuais, o público poderá ter acesso por meio da Plataforma de Educação à Distância da PBH. Para  as montagens de formatura dos Cursos de Dança e Teatro, atividades presenciais, haverá limitação de público, sendo necessária a solicitação de ingresso com até 48h de antecedência do início de cada atividade. As solicitações poderão ser enviadas no contato secretaria.ela@pbh.gov.br, sendo todas respondidas por e-mail.

Acompanhe a agenda de atividades logo abaixo: 

Abertura - Memórias de Travessias 

A roda de conversa “Memórias de travessias - 2020 e 2021. E agora?”, que irá abordar os processos de aprendizagem vivenciados na Escola.  

Dia 26 de novembro das 19h às 21h

Atração virtual, a transmissão será realizada pela Plataforma de Educação à Distância da PBH.

Exposição - Encontros com o Tempo de A a Z

A exposição “Encontros com o tempo de A a Z” reúne o resultado de estudos e criações poéticas da oficina Manual de Delicadezas, da área de Design Popular da ELA Arena, com participações sonoras da Área da Música.

Dias 01 (quarta-feira) até 04 (sábado) de dezembro, entre 9h e 19h

Atividade está em cartaz no Centro Cultural Bairro das Indústrias, a entrada do público seguirá os protocolos de prevenção ao contágio pela covid-19, para agendar acesse pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais

Teatro - Do Fogo à Água: Um Rito de Entrega

Na apresentação “Do fogo à água: um rito de entrega”, os alunos convidam o público a participar do ofertório construído por cada estudante-artista que reflete a caminhada de aprendizagem marcada pelo corpo-território sagrado e por música, comida, fogo, água, axé, roda, folhas, entre outros elementos. 

Nos dias 27 de novembro (sábado), 04 (sábado) e 11 (sábado) de dezembro, às 19h

Atividade acontece no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado/Parque Lagoa do Nado, a entrada do público seguirá os protocolos de prevenção ao contágio pela covid-19, para participar é necessário solicitar ingressos pelo e-mail: secretaria.ela@pbh.gov.br

Sessão Imagens de uma Travessia

Na “Sessão Imagens de uma travessia - A arte é uma ponte para atravessar o medo” os alunos irão partilhar as imagens e processos de criação em 2021, para reverberar desejos, reflexões, sonhos e invenções em torno da criação audiovisual.

No dia 29 de novembro, das 19h às 22h

Atração virtual, a transmissão será realizada pela Plataforma de Educação à Distância da PBH.

Exibição - Picadeiro Aberto

No “Picadeiro aberto” vídeos dos processos de aulas e aprendizados de workshops, das oficinas e do curso de longa duração, realizados ao longo de 2021, serão exibidos. Práticas de palhaçaria, malabares, equilíbrio e Circo em casa. 

No dia 30 (terça-feira) de novembro, das 19h às 22h

Atração virtual, a transmissão será realizada pela Plataforma de Educação à Distância da PBH.

Dança - Rastros de uma Travessia - Saídas de Emergência 

As turmas de Dança e convidados apresentam “Rastros de uma travessia - Saídas de emergência”. Configurado como Sarau, a ideia é reverberar conteúdos que foram abordados ao longo do segundo semestre letivo, de modo a propiciar uma retrospectiva de experiências e o compartilhamento de memórias e registros. 

Dia 30 (terça-feira) novembro, das 19h30 às 21h30

Atração virtual, a transmissão será realizada pela Plataforma de Educação à Distância da PBH.

Roda de Conversa - Pelas Frestas: Por Dentro dos Bastidodres

A roda de conversa “Pelas frestas: por dentro dos Bastidores” oferece o compartilhamento de processos e projetos coletivos desenvolvidos durante oficinas e laboratórios de Bastidores das Artes, seguida de conversa transversal sobre as modalidades de cenografia, curadoria, figurino e trilha sonora. Na sequência, o encontro abre um sarau para articular os projetos e pesquisas elaboradas por participantes dos laboratórios. 

No dia 01 (quarta-feira) de dezembro, das 19h às 22h

Atração virtual, a transmissão será realizada pela Plataforma de Educação à Distância da PBH.

Laboratórios de Teatro

Partilha de experimentos dos Laboratórios de Teatro. Gerados a partir de processos de criação compartilhada entre as turmas, a atração, denominada “A tela não é plana”, inclui roda de conversa sobre a longa travessia em submersão digital com o “Laboratório II - Terra à vista” e o “Laboratório III - Canto coletivo”.

No mesmo dia, a plataforma também será ponto de encontro do “Sarau de Patrimônio: memória e identidades”, que, inspirado nas rodas de poesia, repentes e versos das feiras populares do Brasil, trará uma roda de apresentações dos processos de trabalho das turmas de Patrimônio Cultural da ELA-Arena. Também será realizado, o “Mini Festival de Gestão e Produção Cultural - Arte abarca”. 

No dia 02 (quinta) de dezembro, das 19h às 22h

Atração virtual, a transmissão será realizada pela Plataforma de Educação à Distância da PBH.

Intervenções artísticas - entre Praças, Planos e Reencontros 

A atração “Entre praças, planos e reencontros – Travessias” levará intervenções artísticas ao longo de três dias para aqueles que estiverem transitando nas proximidades do NUFAC - Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural da Escola Livre de Artes.

Dias 03 (sexta-feira), 04 (sábado) e 05 (domingo) de dezembro, das 9h às 22h


A atividade acontece no NUFAC e seguirá os protocolos de prevenção ao contágio pela covid-19.

Rádio Abraço

Circulação da “Rádio Abraço” entre os Centros Culturais Jardim Guanabara, Padre Eustáquio, Usina de Cultura e São Bernardo. Criada pela área da Música, a Rádio traz criações feitas por estudantes da ELA-Arena sob orientação do corpo docente. 

Dias 03 (sexta-feira) a 04 (sábado) de dezembro 

Encerramento - Apresentação Tempo Dentro 

Finalizando a programação, a formatura de Dança será realizada com a apresentação do espetáculo “Tempo dentro". 

Dias 04 (sábado), 05 (domingo), 11(sábado) e 12 (domingo) de dezembro, às 19h, no Centro Cultural Salgado Filho

A entrada do público seguirá os protocolos de prevenção ao contágio pela covid-19, para participar é necessário solicitar ingressos pelo e-mail:secretaria.ela@pbh.gov.br.

 

Informações
secretaria.ela@pbh.gov.br
Data
a
De 26 de novembro a 5 de dezembro de 2021. Consulte a programação para verificar as datas, horários e como se inscrever nas atividades.
Entrada
Gratuito