Eventos /  Oficina la la-ticket green  /  Educação

Programa CCBB Educativo - Transversalidades: “Setembro Azul – Linguagem corporal na comunicação e na cultura surda” | com Tales Douglas Nogueira

Descrição

Neste mês, o Programa CCBB Educativo chama a atenção para o Setembro Azul, que tem o objetivo de dar visibilidade à comunidade surda brasileira, com duas atividades. No dia 25 de setembro, às 19h, ocorre a próxima edição do projeto Transversalidades com o tema “Setembro Azul – Linguagem corporal na comunicação e na cultura surda. Convidado do mês, o professor de libras Tales Douglas Nogueira, da UFMG, vai partilhar sua experiência no ensino da língua de sinais e em políticas públicas para a acessibilidade de pessoas surdas. Voltado para professores e educadores, os cursos do projeto Transversalidades buscam atravessar os campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições do CCBB-BH às urgências e reflexões cotidianas, com temas como práticas artísticas e sociais, memória, territórios e patrimônios. Nesta edição, que o Setembro Azul está classificado como o Mês dos Surdos, o convidado apresentará conhecimentos teóricos e técnicos relacionados com o corpo e suas possibilidades de comunicação, expressão e linguagem. 

E no dia 28 de setembro, às 15h, o arquiteto mineiro Marcos Anthony propõe ao público a produção livre de releituras das obras de Paul Klee. Marcos Anthony é o primeiro pintor surdo brasileiro a expor internacionalmente. “A surdez nunca foi motivo para frear meus sonhos e a minha capacidade teleológica. O que para a maioria é ‘silêncio’, para mim, é o ‘som da arte’”, diz ele. “Se a arte é expressa pelas emoções do artista, o objetivo aqui é que cada um possa transmitir as próprias emoções, de acordo com suas peculiaridades e personalidades, sentindo, também, as sensações impressas pelo grande mestre suíço”, descreve.

Localização
CCBB-BH - Praça da Liberdade, 450 - Bairro Funcionários
Centro-Sul
Data
a
CCBB Educativo realiza duas atividades para dar visibilidade ao Setembro Azul.
Já no dia 28 de setembro, às 15h, o arquiteto mineiro Marcos Anthony propõe ao público a produção livre de releituras das obras de Paul Klee na atividade “Setembro Azul – Oficina de pintura”.
Entrada
Gratuito