Eventos /  Debate la la-ticket green  /  Literatura

Palestra: “Nos 20 anos da morte de Jorge Amado”, com a escritora Paloma Amado - AML

Descrição

Ao longo da conversa, a escritora, filha de Zélia Gattai e Jorge Amado, fala sobre o trabalho da Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador, e sobre vários de seus livros, entre os quais os que dedicou à obra do pai, como "A comida baiana de Jorge Amado" e "As frutas de Jorge Amado", ambos resultantes de minuciosa pesquisa realizada pela autora nos romances de Jorge.

Paloma Amado também comenta o livro que ela, a mãe e o irmão João escreveram logo depois do falecimento de Jorge, em 2001, "Jorge Amado - um baiano romântico e sensual", além de revelar o processo de produção de outro volume valioso, o das cartas trocadas entre Jorge e o escritor português José Saramago, "Jorge Amado José Saramago com o mar por meio uma amizade em cartas", lançado pela Companhia das Letras.

No vídeo, a entrevistada ainda fala de sua atividade como cronista, que gerou o livro "Bom domingo a todos", lançado pela editora "Casa de Palavras", e em que ela reúne os textos publicados ao longo dos anos em suas redes sociais.

Finalmente, Paloma relembra a trajetória do pai, ressaltando a falta que ele faz, sobretudo para ajudá-la a entender o Brasil em que vivemos hoje.

Localização
online
Video