Eventos /  Palestra la la-ticket green  /  Educação

Palestra: “Arte e psicanálise" - Casa Fiat de Cultura

Descrição

Na próxima terça-feira, 19 de abril, às 19h, a Casa Fiat de Cultura realiza a palestra virtual “Arte e inconsciente: influências do pensamento freudiano no movimento modernista”.

O evento é online e gratuito.

A psicanalista, ensaísta, escritora e crítica de arte Bianca Coutinho Dias vai mostrar como o movimento, que revelou novas maneiras de pensar o mundo e propôs inovações em linguagens estéticas, foi influenciado pelas teorias de Freud.

A palestra vai abordar a relação entre as teorias de Freud e as transformações artísticas dessa época, bem como a contribuição do modernismo para a ampla aceitação da psicanálise freudiana em terras brasileiras.

No centenário do Modernismo no Brasil, a Casa Fiat de Cultura aborda as reverberações do movimento nas expressões artísticas e culturais do país.

Na palestra “Arte e psicanálise: influências do pensamento freudiano no movimento modernista” a psicanalista, escritora, ensaísta e crítica de arte Bianca Coutinho Dias vai destacar a relação entre a Psicanálise e o Modernismo, movimento que revelou novas maneiras de pensar o mundo e se traduziu em inovações nas linguagens artísticas e nos conteúdos formais.

As transformações estéticas também foram influenciadas pelas teorias de Freud, absorvendo suas ideias e criando a partir disso.

Será proposto um diálogo entre a arte e a psicanálise, a partir de artistas modernistas que abrigaram em suas obras e experiências algo da transmissão freudiana e da ideia de sujeito que ali se esboçava.

Inscrição gratuita pela Sympla.

Localização
online