Eventos /  Projeto la la-ticket green  /  Cultura popular

Projeto “Ocupação Afroliterária” - Academia Mineira de Letras

Descrição

No dia 14 de março, sábado, a Academia Mineira de Letras, em parceria com a NANDYALA Livros, realiza o Projeto “Ocupação Afroliterária”.

Totalmente interativo, o evento envolve rodas de conversa, lançamentos de livros e afins, sessão de autógrafos, contação de histórias, debates, formação de professores, enfim, interações artístico-literárias, editoriais e pedagógicas sequenciadas, com referência às histórias e culturas africanas e da diáspora negra. Isso porque tanto a AML quanto a Nandyala acreditam no potencial das leituras e dos livros para a construção de um mundo melhor, com base no respeito à diversidade. Há quatorze anos, a NANDYALA Livros (Livraria-Editora-Instituto) tem trabalhado, incansavelmente e de forma inovadora, pela promoção do livro e das leituras na diversidade étnico-racial e de gênero, com significativo impacto social em Minas Gerais, no Brasil e em países africanos de Língua Portuguesa.

“Ocupação Afroliterária” é, portanto, mais uma iniciativa criada para ampliar a visibilização de autoras e autores negros, bem como para promover a bibliodiversidade na perspectiva étnico-racial e de gênero. Ao longo do dia, das 10h às 18h, serão socializados e debatidos temas sobre diversas questões africanas e afro-brasileiras, com a participação de artistas e especialistas convidadas/os. No encerramento, haverá uma homenagem aos 106 anos de nascimento da escritora mineira Carolina Maria de Jesus e do escritor paulista Abdias do Nascimento, como também aos 3 anos de falecimento da ativista carioca de direitos humanos, Marielle Franco. Por seu caráter político-literário, o evento é realizado de maneira colaborativa, sem incentivos fiscais ou patrocínios. Cada “Ocupação Afroliterária” acontece em diálogo direto com as Leis Educacionais 10.639/2003 e 11.645/2008, com as deliberações da ONU para a Década Internacional do Afrodescendente (2015-2024), a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), medidas ousadas e transformadoras para que o mundo percorra um caminho socialmente sustentável. Nesta edição, o evento receberá livros de Literatura Infantojuvenil (novos ou manuseados) para doação às crianças da Zona da Mata mineira (cidade de Muriaé) que perderam seus pertences nas fortes chuvas e enchentes dos últimos três meses.

Localização
Academia Mineira de Letras - Rua da Bahia, 1.466 - Bairro Lourdes
Centro-Sul