Eventos /  Seminário la la-ticket green  /  Audiovisual

Seminário online: "Encontros CCBB sobre Acessibilidade Digital"

Descrição

Encontros CCBB Sobre Acessibilidade Digital promovem diálogos com especialistas, além de oficinas técnicas com todos os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência;

Resultados de pesquisa inédita sobre o acesso a arte e cultura no ambiente digital, por pessoas com deficiência, serão apresentados e debatidos por profissionais da área;

Toda a programação será transmitida ao vivo, simultaneamente, nas redes sociais dos CCBBs Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, entre 20 de maio e 14 de junho O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) organiza o seminário online Encontros CCBB Sobre Acessibilidade Digital – uma série de debates e oficinas técnicas que abordarão conceitos, dados de mercado, dicas e melhores práticas para quem deseja produzir conteúdos culturais digitais mais inclusivos para todas as pessoas.

Durante o evento, também será divulgado o Estudo CCBB sobre Acesso a Arte e Cultura por Pessoas com Deficiência.

Destinados a produtores de conteúdo digital, curadores, professores, arte-educadores, pessoas com deficiência e todos aqueles que desejam uma Internet mais inclusiva, os encontros têm início no Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade (20/05) e encerram em 14 de junho.

As inscrições, inclusive para quem necessita de recursos de acessibilidade digital, devem ser feitas em www.encontrosccbb.com.br.

Serão seis dias de debates e oficinas práticas com o objetivo de promover diálogos sobre acessibilidade digital e capacitar profissionais e interessados envolvidos na produção de conteúdo e criação de plataformas digitais, especialmente no âmbito da cultura e das artes.

Os Encontros CCBB Sobre Acessibilidade Digital são uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil, com curadoria do Movimento Web Para Todos, patrocínio do Banco do Brasil, idealização e produção executiva da Agência Galo. “Os Encontros acontecem em um momento extremamente oportuno para se debater a acessibilidade digital.

Devido ao isolamento social que temos enfrentado há mais de um ano, a nossa conexão com o mundo passou a ser online: para conversar com familiares e amigos, trabalhar, estudar, comprar e se divertir!”, contextualiza Simone Freire, curadora dos Encontros CCBB sobre Acessibilidade Digital e idealizadora do Movimento Web para Todos.

“Visitar uma exposição virtual sem recursos de audiodescrição se você não possui a visão ou participar de um debate online sem contar com a tradução para o seu próprio idioma (como Libras, utilizado por pessoas surdas sinalizadas) infelizmente ainda é a realidade em se tratando da experiência proporcionada para este público”, explica Simone.

A especialista acrescenta que uma das grandes barreiras para transformar essa realidade de exclusão é a falta de conhecimento sobre a temática. “Acessibilidade digital não é um bicho-de-sete-cabeças.

São diretrizes internacionais, inclusive já traduzidas para o português, que estão ao alcance de qualquer profissional que queira se apropriar desse conhecimento e contribuir para transformar a web brasileira em um espaço mais inclusivo para todo mundo”, convida Simone.

Todos os debates e oficinas previstos nos Encontros CCBB Sobre Acessibilidade Digital contam também com a participação de palestrantes e instrutores com deficiência e apresentam recursos de acessibilidade – interpretação em Libras, legendas em tempo real (estenotipia) e audiodescrição.

Localização
online
Video

 

Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar