Eventos /  Seminário la la-ticket green  /  Ciências sociais

Seminário Internacional Pesquisas Eleitorais: Desafios e Metodologias na Democracia Contemporânea 2022

Descrição

O Seminário Internacional Pesquisas eleitorais: desafios e metodologias na democracia contemporânea será realizado de 17 a 19 de maio, na UFMG, reunirá pesquisadores e jornalistas do Brasil e do exterior para tratar de temas como as tendências eleitorais na América Latina e no mundo, a diversidade metodológica nesse campo e a interação da política com o jornalismo.  No seminário também serão lançados livros inéditos  sobre o tema.

Durante o evento, que será realizado de forma presencial, no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD I), campus Pampulha, serão lançadas duas coletâneas sobre as eleições e o sistema partidário brasileiros, em seus diversos aspectos e dimensões. Todas as atividades serão transmitidas pelo canal da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) no YouTube, promotora do seminário. 

Para participar do evento, basta acessar abaixo o site da Abrapel para se associar, gratuitamente.

https://www.abrapel.org.br/

No seminário, participarão convidados e coordenadores de pesquisas da África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Escócia, México e Portugal,  filiados a instituições públicas e privadas, de universidades a institutos de pesquisas.

Apoiam essa iniciativa as seguintes associações e instituições:  Associação Latino Americana de Ciência Política (ALACIP), Associação Latino Americana de Investigadores em Estratégias Eleitorais (ALICE), Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), ,  Associação Mexicana de Ciência Política (AMCP), Associação Peruana de Ciência Política (APCP), Associação Boliviana de Ciência Política (ABCP), LATICOM/ALACIP, Academia  Brasileira de Direito Político e Eleitoral (ABRADEP),Grupo Opinião Pública da UFMG, Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí. 

Programação

Os palestrantes convidados fora do Brasil vêm da África do Sul, Argentina, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Escócia, México e Portugal.

Na abertura do seminário, dia 17 de maio, às 19h, Mara Telles vai falar sobre O papel das eleições na democracia e receber Mário Riorda, da Universidad Austra (Argentina), presidente da Associação Latino-americana de Investigadores em Campanhas Eleitorais (Alice). Ele fará a conferência de abertura, com o tema As pesquisas eleitorais e as tendências do eleitor na América Latina.

Às 20h30, o primeiro painel vai tratar sobre Europa e Brasil: as tendências eleitorais e comportamentais captadas nas pesquisas, com  participação de Letícia Ruiz, vice-reitora de Pesquisa e Doutorado da Universidad Complutense de Madrid (UCM), Georg Wink, diretor do Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade de Copenhagen (Dinamarca), Orjan Olsen, presidente da Analítica Consultoria–Brasil e ex-diretor executivo do Ibope, e José Francisco Meira, diretor executivo do Vox Populi. A coordenação desse painel será de Silvana Krause, secretária-geral da Abrapel e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O painel do segundo dia do evento, com início às 14h, terá como tema Sistema partidário subnacional e competição eleitoral: a dinâmica regional é um bom preditor do voto para as eleições presidenciais? Os participantes serão Bruno Speck, da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Peres, da UFRGS, Tiago Borges, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e José Raulino, da Universidade Estadual do Ceará (UEC). O debate será coordenado por Denise Paiva, integrante do Conselho Editorial da Abrapel e pesquisadora da  Universidade Federal de Goiás (UFG).

A programação do seminário seguirá com os temas Pesquisas eleitorais e sua diversidade metodológica: estudos qualitativos e quantitativos; Pesquisas, eleições e jornalismo político: a cobertura das mídias; Eleições municipais na pandemia: o que elas têm a dizer?; Ganhadores e perdedores: direitas e esquerdas nas eleições municipais; Fake news e desinformação nas eleições municipais da pandemia; As metodologias e os desafios das pesquisas eleitorais no mundo.

 

Localização
Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD I)-
Campus Pampulha UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
Pampulha