Avistar Minas, considerado um dos maiores encontros de observadores de aves do Estado, já tem data marcada. O evento acontece de 18 a 20 de agosto, no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, para promover a atividade e a relação das pessoas com a natureza. Esse é o primeiro encontro dos aficionados pelo birdwatching após um hiato de dois anos devido à pandemia. A expectativa é que mais de 300 pessoas se inscrevam no evento.
O Avistar é um evento anual que celebra a beleza das aves e a relação das pessoas com a natureza. Trata-se de uma das únicas iniciativas que se destacam por proporcionar um ambiente de encontro entre ciência, cultura, turismo e conservação. Seu principal objetivo é incentivar, por meio das aves, a cultura de interação sustentável com a natureza.
A observação de aves, também conhecida como birding ou birdwatching, é uma atividade de lazer que vem crescendo vertiginosamente no Brasil. Nosso país é um dos mais ricos em biodiversidade do mundo e possui quase 2000 espécies de aves conhecidas.
Privilegiado por ser coberto por três biomas (Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica) e por seu relevo acidentado, o Estado de Minas Gerais se destaca por possuir cerca de 40% de toda a avifauna nacional, sendo um dos destinos mais procurados por observadores de aves brasileiros e estrangeiros.
O Avistar Minas é um evento construído com base na colaboração. Com o auxílio de nossos parceiros que doam seu tempo, conhecimento, serviços e produtos poderemos entregar uma bonita celebração. Entretanto, um evento desse porte tem custos e, portanto, contamos com a colaboração dos participantes para que esse sonho possa se tornar realidade. Nesse sentido, as inscrições podem ser feitas com resgates de recompensas em nossso Financiamento Coletivo no Catarse que tem como objetivo cobrir os custos com a estrutura básica do evento.
A programação está incrível e inclui palestras sobre aves, conservação e turismo além de passarinhadas e oficinas de ilustração naturalista. As inscrições estão disponíveis no Catarse. Avistar Minas presta homenagem ao saudoso naturalista Santos D'Angelo Neto.
Homenagem a Santos D'Angelo Neto
Texto: Marcelo Vasconcelos
O Avistar Minas tem a honra e o privilégio de homenagear Santos D'Angelo Neto, nosso querido Santão, com parte de sua obra ilustrando nossas peças gráficas e uma exposição carinhosamente preparada por nossa equipe. Visite as Aves de Santos D'Angelo no Avistar Minas.
Santos D’Angelo Neto (1969-2020) foi um naturalista norte-mineiro muito singular. Seu objetivo de ir para o mato englobava ciência, arte e meditação, tudo junto e ao mesmo tempo. Era algo como se despir de todas as ideias e valores pré-concebidos para imergir no mundo da natureza, sentindo-a plenamente e com toda simplicidade perante ela. Sem dúvida, eram as aves que lhe interessavam, mas, também, as plantas, os cogumelos, os outros animais, os ambientes e todas as interações possíveis entre estes e mais elementos do cosmos.
Sua contribuição à ciência envolveu a publicação de dezenas de artigos científicos com muitas descobertas e informações sobre as aves e a vegetação de Minas Gerais. Como professor, formou incontáveis naturalistas. Como artista, deixou um amplo legado de ilustrações, tanto em suas cadernetas de campo, quanto em desenhos coloridos, alguns dos quais convidamos você a apreciar nesta exposição.
Venha celebrar a beleza e diversidade das aves de Minas Gerais.