Eventos /  Seminário la la-ticket green  /  Mineração

Seminário de Grafeno 2021 - Online - ''Avanços e desafios da produção, caracterização e aplicação de grafenos''

Descrição

O Projeto MGgrafeno parceria entre CODEMGE, UFMG e CDTN irá apresentar à comunidade os avanços pelo projeto na área de produção, caracterização e aplicação de grafeno, além de promover um amplo debate em torno da cadeia industrial de grafeno. Neste evento, participarão empresas, os órgãos reguladores das TICs com o desenvolvimento dessa nova cadeia produtiva nacional para apresentar e discutir como ações que estão sendo executadas para alavancar o setor de grafeno.

Seminário de Grafeno discute avanços e desafios da produção

Evento terá participação de empresas, centros de pesquisa e órgãos governamentais

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Grafeno 2021 com o tema “Avanços e desafios na produção, caracterização e aplicação de grafenos”. O evento é uma realização do Projeto MGgrafeno, parceria da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). O seminário será realizado entre os dias 4 e 6 de outubro e vai reunir cerca de trinta convidados para apresentar os avanços obtidos na área de produção e discutir os desafios e o mercado das aplicações de grafeno.

O Seminário ocorrerá em formato on line, com programação de apresentações, painéis e mesas redondas que irão promover um amplo debate em torno da cadeia industrial do grafeno. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas por meio da plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/seminario-de-grafeno-2021—avancos-e-desafios-da-producao-caracterizacao-e-aplicacao-de-grafenos__1336564.

Para conhecer a programação completa acesse: https://www.mggrafeno.com.br/seminario

MGgrafeno

Criado em 2016, o Projeto MGgrafeno visa o desenvolvimento de tecnologia 100% nacional de produção de grafeno, além de aplicações industriais, em parceria com o setor privado. O processo de produção elaborado pelo projeto, a partir da esfoliação química do grafite natural, é reprodutível, escalável e com custo baixo. Todo o resíduo gerado é reutilizado ou reciclado, o ar é monitorado e toda água retorna ao ciclo. Toda a planta, instalada no CDTN, em Belo Horizonte, é segura e sustentável.

Trabalham no MGgrafeno 56 profissionais, sendo 18 doutores e 8 mestres, entre químicos, físicos, biólogos e engenheiros. No mês passado, uma otimização de processos permitiu quadruplicar a produção e reduzir o tempo de conversão do grafite para grafeno sem custo adicional.

Além da produção de grafeno em escala, o MGgrafeno já testou e demonstrou mais de 20 aplicações e materiais, com diversos parceiros empresariais. Em 2021, o projeto foi destaque no estudo “Panorama Tecnológico Grafeno”, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Investidores

O Projeto MGgrafeno conta com diversos parceiros no desenvolvimento de aplicações industriais e agora também irá abrir as portas para investidores interessados na operação do empreendimento. O chamamento público para investidores será anunciado nos próximos meses. As informações serão disponibilizadas no site da Codemge.

Empresas interessadas no desenvolvimento de aplicações com grafeno ou no investimento para a fase industrial podem entrar em contato pelo e-mail codemge@codemge.com.br

 

 

 

 

Localização
ONLINE
Data
a
Entrada
Gratuito
PROMOÇÃO
CODEMGE / UFMG / CDTN
REALIZAÇÃO
CODEMGE / UFMG / CDTN