O Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe no dia 28/7, o encontro de cantores e músicos mineiros celebrando a Bossa Nova. O show “Solta o som das Geraes que a essa bossa eu já conheço” tem direção musical de Leandro Aguiar, pesquisa de Meca Diniz e direção geral da produtora Sheila Paiva e no palco sete cantores e 12 músicos.
Para celebrar a bossa nova, estarão no palco Cliver Honorato, Lívia Itaborahy, Zé Mauro, Iaiá Drumond, Luciana Alvarenga, Luiz Rocha, Camila de Ávila e Renata Cabral. Compõe a banda Leandro Aguiar, Walner Lucas, Manassés de Morais, Guilherme Stephan, Marco Lima, Breno Mendonça e Danilo Mendonça. E para abençoar esses artistas, a velha guarda, músicos que tocavam semanalmente no Minas, José Eduardo, piano; José Geraldo, piston; Flávinho Batera, bateria; Rubens, baixo; Marcelo Drumond, teclado e violão; Scarpelli, acordeon.
Uma batida nova, derivada do samba, inusitada, em que a voz do cantor fica na mesma intensidade que o instrumento musical. Assim sonhou e fez João Gilberto ao criar a Bossa Nova, em Diamantina. Em seguida, indo para o Rio de Janeiro, essa nova forma de cantar e tocar, com temas leves nas letras das canções em que o “o amor, o sorriso e a flor” tomam o lugar das sentenças de dor de cotovelo do samba-canção, virou mania na zona sul do Rio de Janeiro e em seguida conquistou o mundo como o “Brazilian-jazz”.
A bossa nova é sinônimo de linguagens e harmonias sofisticadas para instrumentistas, cantores e apreciadores do subgênero do samba no mundo inteiro. As letras apresentam uma poesia intensa, lírica e otimista.
O show “Solta o som das Geraes que a essa bossa eu já conheço” traz em sua essência um pouco de saudosismo e o desejo de ver o mundo pelo olhar otimista e apaixonado pela vida, pela beleza e pelo amor que a bossa nova tem.