Eventos /  Teatro la la-ticket green  /  Artes Cênicas

Peça "Diógenes" - Memorial Vale

Descrição

Dia 30 de setembro, quinta-feira, às 19h30 o ator Alexandre Toledo apresenta no YouTube do Memorial Vale a peça “Diógenes”. O espetáculo é um solo com texto e atuação de Alexandre Toledo e direção de Fernando Chagas. É um monólogo sobre um morador de rua, livremente inspirado no filósofo grego Diógenes. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Contemporâneo” do Memorial Vale.

Quem é Diógenes? Alexandre Toledo conta que o personagem é um morador de rua e que foi inspirado no filósofo Diógenes que viveu na Grécia no IV século antes de Cristo. Diógenes passou para a história como o cínico e muitas de seus ditos ecoaram pelos séculos seguintes e foram recolhidos no texto apresentado por Toledo. “Meu personagem é um morador de rua profundamente crítico com o mundo o que o cerca”, diz o ator e dramaturgo. “Ele nasceu da necessidade de me posicionar frente o que estava acontecendo no Brasil em 2013 e cujos reflexos continuam produzindo resultados bem nefastos até nossos dias”. Durante 50 minutos, o morador de rua, uma espécie de filósofo, poeta, sociólogo, revolucionário marginal, dispara suas pérolas para a plateia. Mas tudo o que fala esconde uma dor que aos poucos vai se revelando. Diógenes fala do mundo para falar de si e de suas dores.

Alexandre Toledo é ator formado pelo Cefart/Palácio das Artes. É também diretor, produtor e dramaturgo. Seus principais trabalhos são: O Contrabaixo (Prêmio Sinparc de melhor ator de 2005), Auto da Compadecida (Prêmio Sinparc de melhor espetáculo adulto em 2009), Senhora dos Afogados, Dois na Pista, Boca de Ouro, Arte.

Localização
ONLINE
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito