Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Vídeo

Videoconferência Expedições do Patrimônio

Descrição

Foto: Ricardo Laf

Programação associada ao 11º Festival de Arte Negra de Belo Horizonte - FAN BH 2021: Videoconferência Expedições do Patrimônio - Edição Comemorativa: Festival de Arte Negra - FAN BH

Classificação: livre

Formato online

Transmissão pelo canal do Youtube da Fundação Municipal de Cultura

Com o tema “Patrimônio Cultural Afro-brasileiro na História de Belo Horizonte”, o encontro proporcionará aos participantes uma viagem panorâmica pela rica, diversificada e pujante história dos bens representativos da cultura negra belo-horizontina que já obtiveram o registro pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte como patrimônio cultural imaterial na cidade. 

São eles: as Festas de Iemanjá e dos Pretos Velhos; os quilombos Manzo Ngunzo Kaiango, Luízes, Mangueiras e Souza; o Terreiro Ilê Wopo Olojukan; e a Irmandade Nossa Senhora do Rosário do Jatobá. Será abordada a relevância destes bens como referência identitária, cultural e histórica para os moradores das mais diversas gerações. Uma análise sobre a história e a cultura afro-brasileira presentes no patrimônio cultural imaterial de Belo Horizonte.

Público alvo: Estudantes de graduação, professores de todos os níveis da educação básica das redes pública e privada, diretores escolares, gestores educacionais e de centros culturais, mediadores de aprendizagem em museus e centros culturais e estudiosos, além de pessoas interessadas nos debates sobre o patrimônio. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal da Prefeitura 

pbh.gov.br/patrimoniocultural.

* Atividade realizada pela Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público.

Toda a programação do FAN BH 2021 é gratuita. O evento é realizado cumprindo todos os protocolos de combate à covid-19 vigentes em Belo Horizonte. O festival é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, a partir da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).

 

Localização
Online
Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar