BH verde

BH verde

Ao longo de sua história, Belo Horizonte tem priorizado a preservação de sua fauna e flora, primando pela manutenção da qualidade de vida da capital e das suas áreas verdes naturais. Os parques da capital estão espalhados pelas diversas regiões da cidade: ao todo, o município conta com 75 unidades, além de um Jardim Zoológico, um Jardim Botânico e cinco centros de vivência agroecológica. 

  • Encravado na Serra do Curral, o Parque Municipal das Mangabeiras Maurício Campos é um dos maiores e mais belos redutos ecológicos de Belo Horizonte. Com projeto paisagístico assinado por Burle Marx, é a maior área verde da cidade, com 2,4 milhões de m² de matas nativas, onde se pode fazer trilhas no meio de micos, esquilos e outros animais silvestres. 
      Avenida José do Patrocínio Pontes, 580 - Mangabeiras
  • Fundado em 1959, o Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica se transformou em um importante espaço de lazer e principalmente de educação ambiental para visitantes de Belo Horizonte e de outras cidades do país. O Zoológico de BH possui aproximadamente 3 mil animais de mais de 250 espécies entre répteis, aves, anfíbios e mamíferos. O Borboletário e o Aquário do Rio São Francisco são equipamentos que também podem ser visitados durante o passeio ao Zoológico. 
      Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000 - Pampulha
  • Localizado na região central de Belo Horizonte, e inaugurado em 26 de setembro de 1897, é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte sido projetado no final do século XIX pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais. Possui uma área de 182 mil metros quadrados de extensa vegetação. Abriga o Teatro Francisco Nunes, Orquidário, um pequeno parque de diversões e a parte dos fundos do Palácio das Artes.
      Avenida Afonso Pena, 1377 - Centro