Parque Ecológico da Pampulha
Qu4rto Studio/Acervo Belotur

Conheça os Marcos Zero de Belo Horizonte

Se você já deu uma volta na Lagoa da Pampulha ou passou pelo centro de Belo Horizonte, saiba que você já esteve presente em dois importantes Marcos Zero da cidade. Mas o que é exatamente um Marco Zero?

Pirulito Praça Sete
Qu4rto Studio/Acervo Belotur

Pode ser o ponto de origem de um município, a primeira edificação construída ou o centro geográfico da região.  Mas, se esses pontos são diferentes, nada mais justo que ter um para cada, não é mesmo?

Belo Horizonte tem três Marcos Zero. Além dos já citados, há ainda um terceiro, que fica no bairro Boa Viagem. Que tal conhecer um pouco mais sobre esses marcos e saber o que eles representam? 

O Marco Zero mais conhecido de BH está localizado no cruzamento entre duas das principais avenidas da cidade: Amazonas e Afonso Pena. O obelisco da Praça Sete, mais conhecido como Pirulito é o marco do “coração” da cidade, a partir de onde são tomadas as medidas e referências oficiais. Apesar de sua localização não estar no centro geográfico propriamente dito, o marco cumpre este papel por estar no centro comercial mais importante e na praça mais movimentada de Belo Horizonte.

Apesar de hoje ser um dos cenários mais importantes da cidade, o monumento só teve sua inauguração em 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Muito antes disso, quando ainda nem se pensava na construção de uma nova capital, erguia-se aqui um pequeno vilarejo: o Curral del Rei. Foi bem no atual hipercentro, onde hoje conhecemos como bairro Boa Viagem, que, em meados do século XVIII os moradores construíram uma pequena capela de pau a pique. Primeira construção da região, o arraial começou a crescer em seu entorno até chegar ao que hoje chamamos carinhosamente de BH. 

Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem
Divulgação/IEPHA MG

A pequena capela, construída em homenagem à santa protetora dos viajantes, hoje deu lugar à uma grande e charmosa catedral e, sua padroeira, Nossa Senhora da Boa Viagem, virou também a padroeira da capital mineira. Por nada menos que isso, o templo religioso foi recentemente nomeado como marco zero histórico da capital mineira. Há planos ainda para a construção de uma praça e um memorial em frente à catedral, que trará o encontro entre a história do arraial e da metrópole.

Muito conhecido e procurado, o marco zero da Lagoa da Pampulha está localizado em frente ao Parque Ecológico Francisco Lins do Rego, ou apenas Parque Ecológico da Pampulha. Referência para início da contagem da quilometragem da orla da lagoa, o ponto é muito utilizado por ciclistas como ponto de partida, ou mesmo como ponto de encontro pelos diversos eventos esportivos que acontecem no entorno do espelho d’água.

 

E aí? Você conhecia os três Marcos Zero de Belo Horizonte?