Praça Sete
Divulgação/Qu4rto Studio

Dicas para aproveitar Belo Horizonte, sendo morador ou turista

Belo Horizonte, para além da sua gastronomia de destaque, vem se consolidando como um destino turístico cada vez mais criativo, dinâmico e pulsante, com a mistura do tradicional jeito mineiro de ser e da efervescente vida cultural da cidade.

Seja você morador ou turista, BH tem muito a oferecer. Então, venha desbravar a cidade com a gente e conhecer cinco lugares que o turista não pode deixar de visitar e outros cinco lugares e experiências que o belo-horizontino deve conhecer!
 

Cinco lugares imperdíveis para conhecer em BH se você é turista

1. Mercado Central 

O Mercado Central, que completou 93 anos em setembro de 2022, abre a lista reunindo o melhor da gastronomia mineira. Se você está na cidade pela primeira vez, esse é um passeio que você não pode deixar de fazer. Considerado o 3º melhor mercado do mundo, o nosso Mercado Central é uma parada imperdível para quem quer descobrir os encantos dos artesanatos e da gastronomia de Belo Horizonte e região. Passeie - e se perca - pelos corredores, se deixando levar pela diversidade de cores e cheiros das bancas dos mais variados produtos típicos da culinária mineira. Dentre os artigos mais procurados estão a cachaça da roça e o famoso queijo minas. Bancas de artesanato, flores, incenso e ervas perfumadas também ocupam os corredores do local, junto com alguns dos famosos botecos belo-horizontinos e do seu prato mais icônico, o fígado com jiló.

Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur
 

2. Pampulha

Como falar de Belo Horizonte sem falar da Pampulha? Sua paisagem, natural e arquitetônica, é tão especial que recebeu, em 2016, o título de Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO. Uma das regiões mais bonitas da cidade, a Pampulha é a cara de BH. Passeie pela orla da lagoa (são mais de 17km de extensão!) e não deixe de visitar a Igreja São Francisco de Assis, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile. Projetados pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, com participação do paisagista Burle Marx, o conjunto arquitetônico é um marco histórico do modernismo no Brasil.  Ainda pertinho da orla, aproveite para visitar o  Estádio Mineirão, o Museu do Futebol (que fica dentro das dependências do gigante da Pampulha) e o Jardim Zoológico. Com tantas opções e belezas, a Pampulha é um passeio com potencial para agradar a todos! Dos amantes da arte e arquitetura aos fãs de futebol e esportes.

Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur
Vista aérea da Igreja São Francisco de Assis e Parque Guanabara. Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur 

3. Praça da Liberdade

Cenário de diversos filmes e novelas, a Praça da Liberdade é o marco do nascimento de Belo Horizonte, que foi planejada e inaugurada em 1987. Criada para ser o centro administrativo da cidade, a praça tem ao seu redor prédios em estilo barroco, clássico, medieval, moderno e pós-moderno, convivendo em harmonia com elementos neoclássicos. O conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade, que inclui toda a praça e as fachadas das edificações do seu entorno, foi tombado em 1977 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Atualmente, o local funciona como um polo cultual que reúne vários museus. Não deixe de visitar a unidade local do CCBB, centro cultural que abriga exposições de arte, teatro e apresentações musicais. Há também o Museu das Minas e dos Metais, o Espaço do Conhecimento da UFMG e o Memorial Minas Gerais, um “museu de experiência” que faz uso de tecnologias, ambientes sensoriais e atividades educativas para abordar a cultura, a arte e a história da cidade e do estado. 

Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur
Vista aérea da Praça da Liberdade. Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur 

 

4. Feira Hippie

Se você estiver na cidade em um domingo e gosta de fazer compras, não pode deixar de ir na Feira Hippie. Com o nome oficial de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades ela foi criada em 1969, por iniciativa de um grupo de artistas e críticos de arte locais. Nos anos inciais, ela ocupava a Praça da Liberdade, mas desde 1991 a feira acontece na Avenida Afonso Pena, uma das vias mais movimentadas do centro da cidade, que é fechada todos os domingos para receber mais de dois mil expositores e um público médio de 60 mil pessoas, entre moradores e turistas. Tradição entre os belo-horizontinos, a feira  encanta com as inúmeras opções de artesanato, desde bordados e acessórios a itens de decoração, utensílios domésticos e até móveis rústicos! Se a fome bater, uma ótima opção é se deliciar com os quitutes das barraquinhas de comidas típicas, tanto de Minas Gerais quanto de outros lugares do Brasil. Não saia de lá sem experimentar o famoso acarajé! Sim, você leu certo: A-ca-ra-jé!

Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur
Tradicional barraquinha de artesanato da Feira Hippie. Foto: Qua4rto Studio/Acervo Belotur 

5. Savassi

Por último, mas não menos importante, um programa imperdível em BH é passear pelas ruas de um dos bairros mais conhecidos da cidade, a Savassi. Na região você encontra inúmeros bares, pubs, cafés, lojas, livrarias, restaurantes e boates. O que você precisar, com certeza encontra por lá. Na passagem pelo bairro, não deixe de visitar a sorveteria mais antiga e tradicional da cidade, a São Domingos! Inaugurada em 1929, ela possui mais de 270 opções de sabores, todos de fabricação própria. Diariamente são oferecidas 50 opções e é conhecida pelos sabores tropicais como jaca e jabuticaba.

Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur
Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi). Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur 

 

Cinco lugares imperdíveis para conhecer em BH se você é morador 

1. Cine Santa Tereza

Localizado em uma das regiões mais bucólicas e boêmias da cidade, o Cine Santa Tereza é uma pérola em plena Praça Duque de Caxias, a principal do bairro de mesmo nome. Um dos poucos cinemas de rua da cidade e um dos únicos que tem entrada gratuita, o local conta com uma sala de exibição de cinema e uma biblioteca pública, que possui materiais de leitura e acervo especial sobre cinema e audiovisual. O cine oferece uma programação variada, com filmes nacionais, internacionais e regionais. Realiza também exposições de arte e oficinas. Uma ótima opção para os amantes da sétima arte!

Foto: Acervo FMC/Ricardo Laf
Entrada Cine Santa Tereza. Acervo FMC/Foto: Ricardo Laf 

2. Duelo de Mc's

Um dos eventos responsáveis pela revitalização cultural do baixo centro da cidade, o Duelo de MC's completa 15 anos em 2022 e é hoje um dos  principais encontros da cultura hip-hop no país. Depois de um longo hiato causado pela pandemia, o duelo volta a acontecer sempre aos domingos, debaixo do Viaduto Santa Tereza, no centro. O evento funciona como uma vitrine de novos talentos, onde a plateia participa ativamente fazendo torcida para as rimas improvisadas e elege os melhores artistas do dia. O Duelo se constitui como símbolo de resistência e ocupação do espaço urbano. Dos encontros, surgiram grandes nomes da cena de hip-hop e rap do país como FBC, Hot e Oreia e Clara Lima.

Divulgação/Instagram Família de Rua
Divulgação/Instagram Família de Rua 

3. Visita Guiada Cemitério do Bonfim

Você vai conhecer esse que é o primeiro cemitério da cidade com outros olhos depois desta visita guiada! O cemitério do Bonfim foi inaugurado antes mesmo da capital e por 40 anos foi o único espaço para sepultamento da cidade. Com mais de um século de existência, a história do cemitério passa pela arte, arquitetura e narrativas das famosas lendas urbanas. Durante a visita, que acontece uma vez por mês, você poderá conhecer onde estão enterrados personagens históricos como Olegário Maciel, Raul Soares, Júlia Kubitschek e Roberto Drummond. É um mergulho na história de Belo Horizonte! E aí, você é dos que gostam de admirar um lindo mausoléu ou daqueles que morrem de medo de pisar em cemitério?

A participação é gratuita e o agendamento é liberado 10 dias antes da data de cada visita. Os ingressos podem ser retirados pelo link do sympla

Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur
Cemitério do Bonfim. Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur 

4. Visita Guiada Cine Theatro Brasil Vallourec

Com letreiros vermelhos e arquitetura abaulada, o prédio do Cine Theatro Brasil é um ícone na paisagem do centro de BH. Inspirado na arquitetura francesa, o prédio foi o primeiro a ser construído no estilo Art Déco, em 1932. Com tantos anos de história, o que é desconhecido para muita gente é que é possível conhecer os bastidores do Cine Theatro em uma visita guiada gratuita! Mergulhe no incrível universo do teatro e conheça seus corredores, camarins e bastidores desse que já é palco de grandes espetáculos, shows e musicais! 

As visitas possuem modalidades para diversas idades e precisam ser agendadas previamente pelo e-mail: educativoctbv@gmail.com ou pelo telefone (31) 3201-5211.

Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur
Fachada abaulada do Cine Theatro Brasil Vallourec. Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur 

5. Museu de Ciências Naturais da PUC 

Uma visita a este museu pode ser considerada como uma verdadeira aula de ciências! Se surpreenda com um passeio pelo acervo de réplicas de fósseis de dinossauros e outros vários mamíferos e répteis. No museu é possível conferir o esqueleto (verdadeiro!) de uma preguiça gigante fóssil e do gorila Idi Amin, que viveu no zoológico de Belo Horizonte. O museu também trabalha com oficinas e programação semanal com atividades relacionadas à paleontologia (pintura, escavações, trilhas) para toda a família! Vale a pena conhecer.

 Foto: Marcos Figueiredo - PUC Minas
 Esqueleto Preguiça Gigante no acervo do museu. Foto: Marcos Figueiredo - PUC Minas