Capacitação e Pesquisa

Descritivo

Geração de oportunidades e valorização do setor

 

Capacitação de jovens

Oficina de Educação Alimentar / Acervo PBHNossa gastronomia é trabalhada como Política Municipal, que valoriza e promove a cultura alimentar, os modos de fazer e os saberes; eleva a autoestima da comunidade; cria novas oportunidades de negócios; capacita os públicos e gera empregos e renda.

Confira algumas iniciativas que promovem a cultura e criatividade dentro do campo criativo e que trabalham diretamente com o público jovem:

  • EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
    Promove processos permanentes de Educação Alimentar e Nutricional para os alunos da rede municipal de educação e instituições parceiras. Capacita cerca de 10 mil pessoas por ano, entre profissionais e alunos.
     
  • ECOESCOLA BH
    Programa que incentiva, fortalece e divulga ações de educação ambiental nas escolas da rede pública municipal, onde os estudantes aprendem a cuidar de uma horta, a semear, a fazer irrigação, compostagem e a respeitar a natureza. Além disso, os alunos e professores preparam sucos e saladas com alimentos vindos da horta.
     
  • PROGRAMA JOVEM APRENDIZ
    Em parceria com instituição privada, promove a inserção social de jovens com idade entre 14 e 24 anos. Contempla um conjunto de ocupações, propiciando aos aprendizes competências voltadas à profissionalização e à cidadania, a partir da compreensão das características do mundo do trabalho e de seus fundamentos técnico-científicos.
     
  • APRENDIZAGEM ESPECIALIZADA EM GASTRONOMIA
    Belo Horizonte tem instituições públicas e privadas, além de cursos livres, que diversificam a oferta e atendem às especificidades do setor gastronômico.

Programa Territórios Sustentáveis/Acervo PBHCapacitação pública

  • PROGRAMA VALORIZAR A GASTRONOMIA MINEIRA E BELO-HORIZONTINA ARTICULADA ÀS BASES AGROECOLÓGICAS
    Cursos de qualificação em panificação, confeitaria, gastronomia mineira, empreendedorismo gastronômico e agroecologia voltados a jovens e adultos de baixa escolaridade, além pessoas trans e travestis, população de rua e moradores de comunidades carentes. Em 2018, foram emitidos 1405 certificados de conclusão.
     
  • EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
    Ações educativas e de comunicação voltadas para a promoção de uma vida mais saudável. Capacita cerca de 10 mil pessoas por ano, entre profissionais e alunos da educação municipal.
     
  • PROGRAMA MUNICIPAL DE QUALIFICAÇÃO, EMPREGO E RENDA (PMQER)
    Cursos gratuitos em diversas áreas para quem quer se qualificar e conquistar uma nova profissão.

Capacitação privada

  • CURSOS SUPERIORES DE GASTRONOMIA
    Centro Universitário Estácio de Sá, Centro Universitário UNA, Faculdade Arnaldo, Faculdade Pitágoras, Faculdade Promove, Faculdade SENAC, Faculdade Univeritas, com a estimativa de 400 egressos/ano.
  • CURSOS LIVRES
    Instituto Gastronômico das Américas/IGA; Instituto Gourmet Belo Horizonte; Adore Espaço Gastronômico; Alma Chef; Basílico; Centro Culinário Cida Gomes; Culinarium; Humberto Passeado; Ivo Faria; Julia Martins; Lucca Bahia; Instituto Culinário Eduardo Maya, Associação Brasileira de Sommeliers, Bistrô do Roza, Projeto Fartura, Instituto Eduardo Frieiro, entre outros.

Outros projetos de capacitação

  • GOROROBA COZINHA PARA TODOS
    Curso de gastronomia voltado à participação social de trans, travestis e transgêneros, produzindo novas oportunidades de trabalho, empreendedorismo e geração de renda por meio de atividades que promovam uma atmosfera de segurança, respeito e confiança.