Cristo do Barreiro
Foto: Acervo Regional Barreiro

Cristo Redentor - Barreiro

A maior parte do território do Barreiro está em altitude superior a mil metros, o que favorece a apreciação de amplos horizontes. O destaque vai para a Praça do Cristo Redentor. O monumento foi construído em 1956, no alto do bairro Milionários. A obra, em sua parte de alvenaria, tem uma altura de 11,8 metros, sendo que a cabeça mede 1,8 m e o restante do corpo 10 m. Sua base ocupa uma área de 4 m². Possui uma altura de 1,2 m acima do nível da superfície e 2,0 m como alicerce, em concreto ciclópico.


O comprimento total dos braços, compreendendo a distância entre a ponta do dedo médio e a outra extremidade, mede 13,5 m. Cada mão tem a extensão de 1,3 m. O corpo da estátua é sustentado por quatro colunas e os braços por vigas em duas colunas e seu interior é oco. O projeto da estátua foi realizado pelo engenheiro Mozar Moreira da Silva, os cálculos estruturais foram executados pelo engenheiro Domingos Baré e a parte de alvenaria pelo mestre de obras Raimundo Ribeiro. A estrutura foi construída no local sendo que as mão e a cabeça foram esculpidas por João Scuotto.


Avistado ao longe, o local é uma das melhores opções para quem quer apreciar o conjunto de bairros e serras do Barreiro. A partir dele se tem ampla vista da grande cadeia de montanhas da região. Com arena, ampla área de convivência e localização privilegiada, a Praça do Cristo também é visitada por quem busca a prática de esportes e lazer, além de atividades culturais e religiosas.


Endereço: Praça Cristo Redentor - Milionários (Rua Dona Lalá Fernandes com Rua Mannes)
Funcionamento: 24h
Acesso gratuito

Publicar em
Film Commission
Tags (Film Commission)