https://belohorizonte-ds.pbh.gov.br/negocios/quem-investe-aqui/sympla
Foto: acervo Sympla

Quem Investe aqui: Sympla


Rodrigo Cartacho
Sympla 

imprensa@sympla.com.br
 

Rodrigo Cartacho, 36 anos, mineiro de Belo Horizonte, desde os 17 já tentava abrir o seu primeiro negócio, uma produtora cultural. De lá pra cá, muita água correu por baixo da ponte. Hoje, é CEO da Sympla, plataforma digital de venda de ingressos e gestão de eventos que existe desde 2012 e se fortificou na liderança do segmento após comprar a concorrente Eventick, no fim do ano passado. A Sympla agora poderá levar a mais produtores e compradores pelo país uma experiência de compra e gestão de eventos “moderna, simples, ágil e confiável”.

Formado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Rodrigo decidiu morar e estudar em Barcelona para se especializar em um MBA de gestão de turismo. O empreendedorismo, que já fazia parte de seu DNA, o levou a abrir um albergue na cidade. O negócio não foi adiante. 

Nove anos fora do país, deu a Rodrigo bagagem para empreender em outros negócios, ganhando jogo de cintura e mais experiência. Foi quando chegou o convite de seu irmão mais velho, Marcelo Cartacho, 41, e o amigo David Tomasella, 37. Ambos trabalhavam no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde receberam uma demanda de desenvolver um sistema para eventos. Pesquisando referências no mundo, constataram que não havia uma solução digital para fazer gestão de eventos. Como Rodrigo tinha esse perfil empreendedor, Marcelo e David o convidaram para tocarem o projeto juntos.

Estava dada a largada. A oportunidade veio de encontro ao conhecimento. A empresa se instalou em Belo Horizonte, onde existe um ambiente muito propício para a abertura de startup, recebeu aportes e escreveu a sua história. Já vendeu mais de nove milhões de ingressos para eventos realizados em mais de duas mil cidades diferentes. A plataforma tem cerca de 25 mil produtores de eventos cadastrados e, segundo Rodrigo, vende em média 12 ingressos por minuto. No início deste ano bateu seu recorde de atividade com oito mil eventos simultâneos. Desde a sua implantação, a empresa cresce mais de 160% ao ano. Em 2016, a plataforma movimentou 118 milhões de reais em vendas online, crescimento de 180% em relação ao ano anterior.

Com sede em Belo Horizonte, a Sympla está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e  Goiânia. Ao todo, emprega 130 funcionários. Ainda este ano, a plataforma deve expandir sua atuação em outras duas cidades do País, especialmente na região Sul. No médio prazo, Rodrigo vislumbra a Sympla atuando em dez novos municípios no Brasil, triplicando a sua presença. E, para este ano, a expectativa do CEO é ver sua empresa movimentar R$ 250 milhões. 

https://belohorizonte-ds.pbh.gov.br/negocios/quem-investe-aqui/sympla

Foto: acervo Sympla