Arte com informações sobre o cadastramento de proposta artística e cultural
PBH/Divulgação

Circuito Municipal de Cultura abre cadastro para proposta artística e cultural

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC) abriram cadastro de propostas artísticas e culturais que poderão compor a programação da segunda etapa do Circuito Municipal de Cultura, que foi iniciada em julho e segue até junho de 2022. 

Com o olhar atento para a identidade e para a diversidade da cadeia produtiva de Belo Horizonte e buscando vias democráticas de seleção, o Circuito Municipal de Cultura selecionará o mínimo de 70 atrações, para serem realizadas nos formatos presenciais, virtuais ou híbridas (aquelas realizadas no formato presencial, com público reduzido e transmissão pelas redes) durante o ano de 2021. Os cachês podem chegar a R$3 mil e as propostas de artistas de Belo Horizonte terão prioridade na seleção. 

As inscrições podem ser feitas por artistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana, contemplando as áreas de teatro, dança, circo, música, audiovisual, artes visuais, literatura, culturas tradicionais e populares, e poderão ser enviadas a partir de segunda-feira, dia 9, até as 23h59 do dia 12 de setembro, por meio do formulário on-line.

De acordo com Aline Vila Real, diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, a abertura do cadastramento reitera o compromisso do Circuito Municipal de Cultura com o fomento e valorização da produção artística de Belo Horizonte. 

“O Circuito já realizou 329 apresentações, alcançando um público de mais de 635 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 1.748 trabalhadores, entre artistas, mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19. Nesta segunda etapa, a intenção é seguir oferecendo uma programação cultural ampla, com protagonismos plurais, colaborando fortemente com a retomada das ações do setor cultural", ressalta. 

A programação já prevê o retorno gradual das ações presenciais, com as devidas medidas de segurança e distanciamento. Deste modo, podem ser cadastradas atrações virtuais, presenciais e propostas híbridas. Todas serão analisadas por uma comissão paritária, composta por membros da sociedade civil e do poder público. 

As atrações serão selecionadas a partir de critérios como: descentralização das atrações, de modo a atender às nove regionais da cidade, diversidade de linguagens artísticas, abrangência de público, qualidade artística, representatividade do trabalho para o setor ou para a comunidade onde atuam, originalidade e a viabilidade da proposta dentro da programação do Circuito Municipal de Cultura. 

Informações importantes:

• O cadastro deverá ser realizado de 09/08 a 12/09 de 2021.
• As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas, com a limitação de uma (01) inscrição por CPF ou uma (01) inscrição por CNPJ. 
• Os cadastros devem ser realizados somente por esse formulário de inscrição online.
• As propostas cadastradas serão analisadas pela comissão curatorial do Circuito Municipal de Cultura.
• As propostas cadastradas selecionadas  poderão ser apresentadas em plataforma virtual, de forma presencial ou em formato híbrido, na programação do Circuito Municipal de Cultura, a depender dos protocolos de saúde vigentes para prevenção da COVID-19 no momento.
• O cadastro da sua proposta não garante a realização da mesma na programação do Circuito Municipal de Cultura.
• A produção do Circuito Municipal de Cultura entrará em contato com os proponentes selecionados por meio dos contatos preenchidos no formulário de cadastramento ao longo do ano 2021. Portanto, certifique-se de que as informações estejam corretas antes de enviar o formulário.
• As propostas selecionadas serão publicadas mensalmente, ao longo da realização da programação do Circuito, em nosso site."
• Não serão consideradas propostas de cunho doutrinário religioso, de apologia ao crime ou que promovam ou incitem o preconceito de origem, raça, etnia, cor, gênero, identidade sexual e geracional, ou qualquer outra forma de discriminação.
• Só serão selecionadas  para o formato virtual e híbrido propostas com classificação livre.
• Informações sobre as diretrizes de seleção do Circuito Municipal de Cultura  se encontram disponível no site do projeto www.circuitomunicipaldecultura.com.br. 
•A proposta artística só terá seu cadastro efetivado com o aceite da Política de Privacidade disponível no final deste formulário.

Circuito nas redes

YouTube da Fundação Municipal de Cultura: youtube.com/canalfmc
Instagram do Circuito Municipal de Cultura: instagram.com/circuitomunicipaldecultura
Facebook do Circuito Municipal de Cultura: facebook.com/circuitomunicipaldeculturabh
Site do Circuito Municipal de Cultura: www.circuitomunicipaldecultura.com.br