Minas de Minas Crew
Rodrigo Clemente/PBH

Circuito Municipal de Cultura traz programação especial na Semana da Mulher

O Circuito Municipal de Cultura realiza, entre os dias 8 e 11 de março, a Semana da Mulher. O evento traz atrações on-line e gratuitas que evidenciam a potência feminina em diferentes linguagens artísticas, tais como o grafitti, o audiovisual, a música, o cinema e a literatura. No Dia Internacional da Mulher, quem abriu a programação foi o lançamento virtual do mural "Nós Podemos Tudo!", do coletivo de grafiteiras Minas de Minas Crew. Parceria entre o Circuito e o Movimento Gentileza, a pintura homenageou a icônica atriz mineira Teuda Bara, do Grupo Galpão, na área externa do Centro de Referência da Juventude (CRJ). Com exceção do lançamento do mural, todas as atrações contarão com a apresentação de Giovanna Heliodoro, historiadora, comunicadora e afrotransfeminista, produtora de conteúdo digital e uma das autoras do livro "Raízes - Resistência Histórica".  

08/03 - Segunda-feira
Dia da Mulher - Janelas Urbanas: Lançamento Virtual “Nós Podemos Tudo!”, Minas de Minas Crew 

Uma das fundadoras do Grupo Galpão, a atriz Teuda Bara foi homenageada pelo projeto “Janelas Urbanas”, do Circuito Municipal de Cultura, em uma ação que conta com o apoio do Movimento Gentileza. A iniciativa propõe a recriação do mural produzido em homenagem à artista, em 2017, pelo coletivo de artistas mulheres Minas de Minas Crew, na Rua Guaicurus, no Centro de Belo Horizonte, e apagado dois anos depois por decisão do proprietário do local. Como forma de acolher afetivamente o trabalho das grafiteiras e reforçar a importância de celebrar Teuda, uma nova pintura foi realizada na área externa do Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Zona Cultural Praça da Estação. Um vídeo foi publicado no YouTube da Fundação Municipal de Cultura, mostrando uma entrevista com a atriz, imagens do mural pronto e dos bastidores da pintura, feita pelo coletivo Minas de Minas Crew, que é formado pelas grafiteiras mineiras Krol, Nica, Viber e Musa. 

Exibição por meio das mídias: YouTube e Facebook
Classificação: Livre

09/03 - Terça-feira 
Bate Papo Delas: Mulheres no Graffiti
Carolina Jaued convida Prisca Paes

Nascida em Belo Horizonte, Carolina Jaued também é conhecida como KROL, sua assinatura nas artes urbanas. Formada em Publicidade e Propaganda, começou a atuar nas artes urbanas em 2007, com os "stickers", e um ano depois migrou para o grafite, vertente com a qual trabalha até hoje. Em 2012, fundou junto a outras artistas o Minas de Minas Crew, coletivo que valoriza o papel da mulher na cultura urbana. Como agente cultural, atua na difusão do grafite feito por mulheres através de oficinas de captação e eventos voltados ao público feminino. Este bate-papo, gravado em vídeo, trata sobre empoderamento feminino, ocupação do espaço público e a inserção da mulher nas várias vertentes da arte. Para tanto, Jaued conversa com a artista plástica Prisca Paes, cuja produção parte do desenho para percorrer por técnicas como o grafite, a aquarela, o lambe-lambe e a ilustração, sempre tendo a mulher como fio-condutor temático. 

Exibição por meio das mídias: YouTube e Facebook
Classificação: Livre

10/03 - Quarta-feira - 19h
Circuito Cine Clube: “Obreiras” (2019)
Direção: Ana França, Gabriela Albuquerque e Isadora Fachardo

"Obreiras" (2019) retrata o cotidiano de quatro pedreiras de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Poliana, Cenir, Adriana e Rosângela exercem o trabalho de base da construção civil, conciliando-o com a vida familiar, a maternidade, os estudos e os sonhos. Elas constroem, além de  prédios e casas, novas formas de serem mulheres. O filme, que tem 25 minutos, foi exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes, Mostra CineBH, Festival  de Cinema Interamericano Universitário - Lumiar e Festival Gira de Resistências, em Berlim, na Alemanha. O filme fica disponível para exibição até dia 30 de abril. 

Esta ação é realizada como contrapartida do projeto n° 0065/2017 | "A Noite dos Proletários" aprovado no edital Lei Municipal de Incentivo a Cultura, Modalidade Fundo 2017/2018.

Exibição: YouTube
Classificação: Livre

11/03 - Quinta-feira - 19h 
Lançamento virtual livro “Colmeia - Poemas Reunidos”, Mel Duarte (SP)

Escritora, poeta e slammer, a paulistana Mel Duarte possui cinco livros de poesia publicados, sendo o mais recente deles “Colmeia - Poemas Reunidos” (2021, Ed. Philos), que ela lança na Semana da Mulher do Circuito Municipal de Cultura. O lançamento virtual contará com um bate-papo, gravado em vídeo, com a escritora, poeta e jornalista Elizandra Souza, que integra o Sarau das Pretas e assina o prefácio do livro da artista. Formada em Comunicação, Mel Duarte também possui dois livros infantis publicados e um disco de poesia falada, “Mormaço- Entre outras formas de calor” (2019). É uma das organizadoras da edição paulista do Slam das Minas, um slam voltado para o gênero feminino, e durante seis anos integrou o coletivo “Poetas Ambulantes”, que distribui e declama poesias dentro dos transportes públicos. 

Exibição: YouTube e Facebook
Classificação: Livre