Os Irmãos Mamedes mostram suas obras em exposição no MUMO
Bruna Acácio / Divulgação

No Dia das Pessoas com Deficiência, PBH oferece programação especial

O dia 3 de dezembro foi instituído, em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, para dar visibilidade à causa e conscientizar a população sobre a importância da inclusão e acessibilidade. A data ganha uma programação especial no Circuito Municipal de Cultura, com uma série de atividades realizadas com o Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO). Os ingressos para as atrações são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente por este link.

Às 16h, a programação começa com uma visita guiada pela exposição “Irmãos Mamedes”, dos artistas Carolina, Gabriel e Ismael Mamedes. Os três jovens, de 28, 27 e 24 anos, respectivamente, são da região de Venda Nova e foram diagnosticados com síndrome de Asperger, encontrando na arte sua forma de expressão. 

Com uma produção diária incessante, atualmente são mais de 10 mil desenhos guardados em casa. As obras são feitas em grandes formatos, com giz de cera sobre papel, e apresentam composições sofisticadas com uso de angulações, perspectivas e dinamismo, frutos de muita prática e observação.  

Às 16h30, acontece uma roda de conversa sobre o tema "Arte, Cultura e Inclusão", com Cássio Campos, coordenador da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e representante do GT de Acessibilidade da Fundação Municipal de Cultura Meiry Geraldo, conselheira Municipal de Cultura e gestora da GALERIA AUT - Galeria de obras de arte feitas por autistas.

Em sequência, às 17h, o evento terá a participação do coro inclusivo e diverso "Bora Cantar Diversidade", que desde 2017 é acolhido pela Direção do Conservatório de Música da UFMG, onde realiza os ensaios. Com quatro anos de atuação, seus integrantes são conduzidos unicamente pelo desejo de cantar; sejam pessoas de diferentes origens, subjetividades, profissões, campos de conhecimento, com deficiência, doença rara, de qualquer idade ou gênero.