Foto: Tarcísio de Paula
Foto: Tarcísio de Paula

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE APRESENTA A EXPOSIÇÃO "OUTRAS HABITABILIDADES", NO MUSEU CASA KUBITSCHEK

O Pampulha Território Museus abre, na próxima quarta-feira, 14 de julho, a exposição "Outras Habitabilidades", no Museu Casa Kubitschek. A mostra, que integra a programação do projeto Pampulha Território Museus, conta com a curadoria de Carlos M. Teixeira e Marconi Drummond e tem a premissa de potencializar a integração do acervo mobiliário do Museu Casa Kubitschek com outros objetos de design e obras de arte, criando uma harmonia inclusiva na arquitetura residencial do espaço que reflita o diálogo entre o modo de morar modernista do museu com as diversas formas contemporâneas de habitar da Pampulha, de Belo Horizonte e do Brasil.


 

A exposição funcionará atendendo a todos os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19 determinados pela Prefeitura de Belo Horizonte, incluindo agendamento prévio e gratuito pelo http://pbh.gov.br/reaberturamuseus/. As visitas podem ser feitas de quarta a domingo, das 11h às 18h.

 

A exposição "Outras Habitabilidades" reforça a vocação do Museu Casa Kubitschek para ofertar ao público experiências reflexivas e sensíveis no campo da arquitetura residencial, do universo doméstico, do paisagismo e da história da Pampulha, de forma acessível, crítica e diversa, além de  ressaltar e valorizar os aspectos arquitetônicos e paisagísticos do museu, e também apresentar elementos que permitam perceber os contextos históricos, culturais e políticos que caracterizam o território da Pampulha. 

 

Dessa forma, a mostra estrutura-se em três pontos expositivos: a Camada Histórica, que apresenta o desenvolvimento urbanístico da região e valoriza os aspectos da arquitetura e do paisagismo do espaço; o Mobiliário Deslocado, que reorganiza os móveis e objetos pertencentes a D. Juracy Guerra, última moradora do imóvel, mantendo as denotações íntimas dos antigos habitantes do local, com o acréscimo de objetos representativos dos espaços domésticos brasileiros; e o Residentes Contemporâneos, que retrata outras manifestações arquitetônicas  - tradicionais, inclusivas e populares, e evidencia  a integração entre arquitetura, paisagismo e artes visuais presentes no movimento modernista brasileiro.

 

A exposição "Outras Habitabilidades" apresenta, então, objetos de design, maquetes arquitetônicas e paisagísticas, acervos fotográficos e documentais cedidos pela família Guerra, pelos museus municipais e por diversas outras instituições públicas e privadas; aquarelas de Mariana Soares Rodrigues, croquis de Oscar Niemeyer e obras de Paulo Werneck, Alfredo Volpi, Lúcio Costa, Vik Muniz, Fernando Lara, Nydia Montenegro, Ariel Ferreira, Lina Bo Bardi, Nino Cais, Angela Detanico e Rafael Lain, além de uma instalação do coletivo Poro.

 

O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.