O que Fazer / Arte e Cultura /  Museus la la-institution red

Ponto Cultural CDL BH

Descrição

O Ponto Cultural CDL é um espaço de exposição que trata do comércio e de sua relação com a cidade de Belo Horizonte. Traz a história da capital mineira a partir do desenvolvimento do comércio, desde sua fundação até os dias atuais, de uma forma original, interativa e inovadora, levando os visitantes do século XVIII ao século XXI.

Logo na entrada, o visitante percorre a “Galeria Rampa”, um espaço destinado à intervenção de artistas regionais com ocupação dinâmica e temáticas ligadas direta ou indiretamente ao universo do comércio. Após a rampa, o “Infovídeo” recebe o visitante ao espaço, e utiliza um mapa gráfico de Belo Horizonte como fio condutor para mostra a força e a importância dos comerciantes para o desenvolvimento da capital.

O vídeo combina informações práticas, históricas e simbólicas ao ritmo de uma trilha sonora ágil e contemporânea. A “Linha do Tempo” é dividida em três eixos (Brasil/Mundo, Comércio e Belo Horizonte) e destaca fatos históricos relevantes entre as décadas de 1890 e 2010, e apresenta informações como população, PIB, greves, revoltas, planos econômicos e mudanças de moeda.

Sobre a bancada são expostas moedas e diversas máquinas adotadas ao longo das décadas. Os “Vídeos Poéticos”, acima da linha do tempo, relacionam o ritmo da cidade ao comércio, a visualidades arquitetônica do passado e do presente, e a pujança do comércio nas regiões descentralizadas.

Ao centro do espaço expositivo, temos a “Mesa CDL” dedicada à exposição de conteúdo histórico, produções gráficas e principais ações e projetos da CDL/BH. Já o módulo “Comércio e a Cidade” trata-se das relações construídas entre o comércio e a sociedade de Belo Horizonte, exibindo em 12 caixas cenográficas uma interpretação artística da relação entre as pessoas e os lugares, o homem e os objetos.

Ao final da visitação, o “Monitor Inovação” traz de forma conceitual, clippings, notícias e aspectos inovadores aplicados ao varejo, e constrói uma transição entre o Ponto Cultural CDL e o Varejo Inteligente, um espaço de coworking onde estão abrigadas startups voltadas ao varejo, e o espaço de convivência do associado da entidade.

Por fim, o Ponto Cultural CDL configura um espaço identitário, não só para a atividade comercial em si, mas para a sociedade como um todo, já que o comércio está intrinsecamente relacionado à cidade.

Visitas mediadas acontecem de terça a sexta-feira, às 9h30, 10h30, 14h30 e 16h.

Agendamento

O agendamento de visitas de grupos (acima de 5 pessoas) é feito por e mail (pontocultural@cdlbh.com.br) ou pelo telefone (31) 3249-1907, mediante consulta de datas e horários disponíveis.

Regras gerais de visitação * Veja no link abaixo:

https://pontoculturalcdl.cdlbh.com.br/#cdlconecta

 

Localização
Ponto Cultural CDL-BH
Av. João Pinheiro, 495 - Funcionários
Bairro Boa Viagem · Belo Horizonte
Centro-Sul
Funcionamento
segunda-feira 9:00-18:00
terça-feira 9:00-18:00
quarta-feira 9:00-18:00
quinta-feira 9:00-18:00
sexta-feira 9:00-18:00
sábado Fechado
domingo Fechado
Entrada
Gratuito
Acessibilidade
Física/Motora
Visual
Possui Estacionamento
Não
Bar/Restaurante/Café
Não
Visita Guiada
Sim
Agendamento obrigatório