Gruta da Lapinha
Divulgação/Instituto Estadual de Florestas

Parque Estadual do Sumidouro - Gruta da Lapinha

Dividido entre os municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, o Parque Estadual do Sumidouro foi criado com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e natural existente na região da formação Carste. A vegetação é composta pelo Cerrado, onde a flora domina com as cores vibrantes do ipê amarelo, jatobá do campo, gabiroba e outras espécies vegetais típicas. O clima é tropical úmido, ensolarado e estável, com verões chuvosos e invernos secos.

A região do Carste de Lagoa Santa abriga uma das maiores densidades de cavernamentos do Brasil, habitat do “Homem de Lagoa Santa” e de grupos de paleoíndios que viveram nos mais expressivos e antigos sítios a céu aberto já encontrados na América do Sul. Território rural que teve algumas tradicionais fazendas da região abrangidas por seus limites, guarda também importantes aspectos da cultura rural mineira. O Parque Estadual do Sumidouro ressurge com a missão de ser o guardião das memórias pretéritas, históricas e contemporâneas das relações entre o homem e os ambientes que evoluíram na sua região.

Dentre as belezas cavernosas, é no Parque do Sumidouro que se encontra a famosa Gruta da Lampinha. Localizada no distrito da Lapinha, seu circuito turístico tem cerca de 300 metros de extensão, nos quais 12 salões são abertos à visitação. Eleita uma das "Sete Maravilhas da Estrada Real" em 2011, o percurso tem cerca de 40 minutos, em dificuldade média, facilitada com escadas.

Já o Circuito da Lapinha é uma pequena trilha que começa ao lado da gruta principal e termina na Gruta da Macumba. Durante o percurso, de dificuldade média, serão cerca de 45 minutos de caminhada e observação das exuberantes paisagens e apreciação histórica.

Por outro lado, a Trilha da Travessia possui grau de dificuldade médio para elevado, que, durante 2h30 de caminhada, recompensa com uma vista exuberante do Mirante do Cruzeiro, ponto mais alto do percurso. A Trilha do Sumidouro é ainda uma terceira opção para quem gosta de caminhadas.

Outros atrativos que ganham o olhar dos visitantes naquela região são o Museu Peter Lund, que conta um pouco da história e achados do importante historiador, e a Casa Fernão Dias, que expõe detalhes da instalação do bandeirante na região. Para quem gosta de de um contato mais radical com a natureza, o Parque ainda conta com possibilidade de realização de escalada e canoagem.

 

Distância de Belo Horizonte: 51 km

Informações Turísticas: (31) 3689-8592 | (31) 3689-8575

Saiba Mais: http://pesumidouro.blogspot.com/