Pamonha doce cozida
Receitas como pamonha, canjica, pipoca e outras derivadas do milho têm origem na alimentação dos povos indígenas brasileiros. Com a colonização das Américas, os portugueses e africanos foram adaptando e produzindo outras receitas. Saiba agora como fazer uma deliciosa pamonha assada!
Ingredientes
6 espigas de milho (bem amarelas)
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de coco ralado seco (desidratado)
½ xícara (café) de água
Palha do milho para embalar (ao invés de embalar na palha do milho, pode-se usar sacos térmicos próprios para cozimento, amarrando com elástico)
Barbante ou elástico para amarrar
Modo de preparo:
Descasque as espigas de milho, corte as pontinhas das espigas e retire todos os cabelinhos. Reserve. Em uma panela, ferva água para cozinhar a palha do milho. Cozinhe a palha por aproximadamente 15 minutos. Escorra e coloque as palhas para secar individualmente. Debulhe as espigas com uma faca. Bata o milho, aos poucos, no liquidificador, com o auxílio de uma espátula ou colher. Acrescente a água quando necessário.
Quando formar um creme, despeje numa bacia. Misture ao creme de milho o açúcar e o coco ralado. Mexa bem até que fique homogêneo. Coloque a massa dentro da palha de milho, fazendo pequenos travesseiros, e amarre bem com barbante ou elástico. Em uma panela grande, coloque água para ferver. Quando a água estiver fervendo, coloque as pamonhas uma a uma. É importante que a água esteja fervendo, caso contrário, as pamonhas irão se desmanchar. Cozinhe por, aproximadamente, 50 minutos a 1 hora. Retire com uma escumadeira. Pode ser servida quente ou fria.