Maíra Baldaia apresenta o repertório de seu terceiro disco - o álbum visual duplo “Obí” - recém-lançado pela Natura Musical e o selo Alá no FAN BH 2023.
Maíra Baldaia é cantora, compositora, atriz e tamborzeira. Considerada uma das vozes mais potentes das cenas da nova mpb brasileira e afro pop mineira, além de ser uma das representantes da boa e nova safra de cantautores do Brasil. Atualmente, circula com o show “OBÍ”, fruto de seu álbum visual duplo recém-lançado pela Natura Musical em parceria com o selo Alá.
Maíra Baldaia apresenta o repertório de seu terceiro disco - o álbum visual duplo “Obí” - recém-lançado pela Natura Musical e o selo Alá. "Obí" leva para o palco a interpretação potente de Maíra Baldaia, que também é atriz, em profusão com com um jogo perfeito entre iluminação e projeções que dão um toque especial através da imagem! Com uma banda formada por instrumentistas mulheres, Baldaia mostra a que veio no show “Obí”, unindo referências de brasilidades, afro-mineiridades, nova mpb, afro pop em um show carregado de nuances que levam o público do clima dançante às reflexões e emoções. “Obí” verticaliza no dualismo presente nessa mulher contemporânea que bebe de reminiscências ancestrais, que ama, que dança, que luta, que reflete e que transforma o seu entorno através da canção. A artista é considerada uma das representantes da Nova MPB e do movimento Afro Pop Mineiro, tem colaborações com artistas como Djonga, Marissol Mwaba, Luedji Luna, Ellen Oléria, Maurício Tizumba, Titane e François Muleka, além de ser uma das cantautoras que vêm chamando atenção do público e da crítica.
Neste ano, o tema central do FAN BH 2023 é a Tríade Temporal, uma poderosa concepção que une o passado, presente e futuro. Este conceito norteia a construção do festival, atuando como uma ponte entre as tradições ancestrais e as visões futurísticas, tudo em busca de uma compreensão mais profunda do presente. O evento desempenha o papel de catalisador dessa interseção, provocando reflexões profundas sobre território, cultura e política.
A 12ª Edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, que acontecerá no Parque Municipal e outros espaços da PBH, é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar.