FOTOS DOS OFICINEIROS
Da esquerda para a direita - Gabriel Cândido - Crédito Julio Aracack / TIETA MACAU - Crédito Amandyra

Inscreva-se nas oficinas gratuitas de dramaturgia e atuação do FIT BH

Da esquerda pra direita - Gabriel Cândido (Crédito Julio Aracack) / TIETA MACAU - (Crédito Amandyra)

As inscrições estão abertas para as duas oficinas gratuitas oferecidas pelo FIT BH neste ano! As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de junho no formulário abaixo.

A Oficina de dramaturgia - "Laboratório de Poéticas Cênicas: por dramaturgias do aqui agora", com Gabriel Cândido (SP), que acontece de 24 a 27 de junho, das 14h às 18h, na Funarte, oferece a oportunidade para cada participante experimentar procedimentos para a elaboração de dramaturgia por meio da textualidade, da oralidade e da corporeidade. Para isso, os participantes irão lidar com materiais diversos como sons, vídeos, fotografias, pinturas, músicas, objetos e textos, tendo como principal interesse a investigação de conteúdos como inspiração para a construção dramatúrgica.

Já a Oficina de atuação - "Práticas de alembramento: corpo, documento, poéticas e estéticas da cena ancestral",  com Tieta Macau (MA), acontecerá de 26 a 29 de junho, das 9h às 13h, no CRJ (Sala das Artes). O artista transdisciplinar Tieta Macau irá compartilhar com a turma sua pesquisa em processos de criação, produção cênica afroreferenciada, poéticas populares, historiografia da arte, escrita em dança, entre outras encruzilhadas.

Saiba mais sobre os oficineiros:

Gabriel Cândido

Gabriel Cândido é dramaturgo, diretor, performer e produtor. Autor das dramaturgias “Nossa Conquista” (Editora Entremares, 2023); “Socorro! Tem uma cidade entalada na minha garganta” (Editora Letramento, 2019); e “Fala das Profundezas” (Editora Javali, 2018), peça na qual também é diretor e que estreou em 2022; diretor do espetáculo “O fim é uma outra coisa” (2024); diretor do show “Corpo Desobediente” (2023); roteirista de espetáculo “Queñual” (2023), e diretor e roteirista do espetáculo “Ato Perene” (2021), criações da Cia Pé No Mundo de Dança; autor da performance instalação “Rastros” (2022), e da performance “Cuidado com Nós” (2019); diretor, roteirista e ator do curta-metragem “Jardim Peri Alto em Cena” (2019); idealizador, diretor e curador do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo; fundador e integrante do Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC); entre 2021 e 2022 foi artista-orientador convidado da SP Escola de Teatro, mesma instituição em que se formou no curso de Atuação (2015). Atualmente é estudante de História na Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

 

Tieta Macau

Artista transdisciplinar, filho da serpente, criador de macumbarias cênicas e artesanias nativas. Tieta Macau é interessado em processos de criação, produção cênica afro-referenciada, poéticas populares, historiografia da arte, escrita em dança entre outras encruzas. Foi aprovado na edição 2020/2021 dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes (CE) com o projeto Lança Cabocla. Com o projeto Assombros e Trincheiras teve aprovação na categoria criação do Panorama Raft, em coprodução com o Festival Panorama(RJ). Convidado a tutoria de dois projetos na edição 2021 e 2022 dos Laboratórios Criação de Dança e Teatro do Porto Iracema das Artes. Um dos artistas convidado a colaborar na Plataforma EhCHo edição 2021, plataforma de fomento e difusão internacional idealizada por Denise Ferreira da Silva e outros artistas e pesquisadores. Premiado melhor atriz em curta metragem no 49° Festival de Cinema de Gramado e em longa como melhor atriz coadjuvante no 43° Guarnicê de Cinema. Foi selecionado em 2022 ao programa de bolsas de pesquisa e criação coreográfica do PACT ZOLVERREIN (ALE). Um das artistas a participar das programações de centenário da Semana de Arte Moderna do SESC-SP, como Manifesta 22 na Encruzilhada e Festival Refestália. Ainda em 2022 participou do Festival DDD (Dias de Dança - Porto/POR). Com Ancés foi selecionado a participar da MIT Br 2022 (Mostra Internacional de Teatro) e convidado para participar do FITBH 2022 (Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte), e na 30º Edição do Festival Santiago a Mil, no Chile. É licenciado em Teatro pela UFMA (MA), mestre em História Social na UFC (CE).


Vagas limitadas. Certificado incluído. 
 

Inscreva-se já:

Oficina de dramaturgia - "Laboratório de Poéticas Cênicas: por dramaturgias do aqui agora", com Gabriel Cândido (SP) -  PREENCHA O FORMULÁRIO: https://forms.gle/p8XxJShc6UPxR1KZ6

Oficina de atuação - "Práticas de alembramento: corpo, documento, poéticas e estéticas da cena ancestral",  com Tieta Macau (MA) - PREENCHA O FORMULÁRIO: https://forms.gle/pRcs9yhAv5pJLaZZ6