UMA VIDA DEDICADA AOS LIVROS, À LITERATURA E AOS LEITORES. ENTREVISTA COM ANTONIETA CUNHA

Ícone Descrição

Descrição

UMA VIDA DEDICADA AOS LIVROS, À LITERATURA E AOS LEITORES. ENTREVISTA COM ANTONIETA CUNHA

com Antonieta Cunha, Beatriz Myrrha, Leo Cunha (BH) e Marilda Castanha; mediação: Daniela Chaves

Galpão 1

Classificação: LIVRE

Antonieta Cunha é professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG. Em 1979, criou a Casa de Leitura e Livraria Miguilim, uma das primeiras livrarias brasileiras dedicadas exclusivamente às crianças, e em 1980 a Editora Miguilim, para a publicação de livros que privilegiassem valores estéticos e criações lúdicas para o público infantil. Em 1991, criou o projeto da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte e foi sua primeira diretora. Foi Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte e presidente da Fundação Municipal de Cultura. Foi presidente da Câmara Mineira do Livro por dois mandatos e integrou, em duas ocasiões, o prestigioso júri do Prêmio Hans Christian Andersen, realizado pelo International Board on Books for Young People – IBBY. Em 2022 se tornou membro da Academia Mineira de Letras. É também editora e pesquisadora de literatura infantil, com vários livros publicados sobre o tema.

Beatriz Myrrha é mineira, mãe, atriz e contadora de histórias desde 1990. Graduada e mestra em Música, é educadora musical, diretora cênica, roteirista, palestrante e mestre de cerimônias. Publicou, entre outros, os livros Tatu travessa, coautoria com Luciana da Cunha Ferreira (ilustrações de Angela Mara; Fino Traço, 2025), A tartaruga e o coelho: uma outra história (ilustrações de Suryara Bernardi; Rona, 2022), O céu do baobá (ilustrações de Ana Cristina Maciel e Guili Seara; Aletria, 2021), Depois do sol (ilustrações de Léo Maciel) e Pitulu (ilustrações de Léo Maciel; Aletria, 2009). Atualmente, coordena o Coral dos Desafinados, na promoção de inclusão musical de adultos, forma narradores e educadores na arte de contar histórias e de musicalização para todas as idades. 

Daniela Chaves é pedagoga, graduada pela UEMG, mestra em Educação e Inclusão Social pela UFMG. Trabalha há 15 anos na Fundação Municipal de Belo Horizonte e, atualmente, coordena a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

Leo Cunha é escritor, tradutor, jornalista e professor. Desde 1993, publicou cerca de 80 livros para crianças e jovens, em prosa, poesia, crônica e teatro. Recebeu os prêmios Biblioteca Nacional, Jabuti, João-de-Barro, Nestlé, FNLIJ, entre outros. Teve mais de 30 títulos selecionados para programas de leitura como o PNBE, PNAIC e PNLD Literário. É doutor em Artes, mestre em Ciência da Informação (UFMG) e graduado em Jornalismo (PUC-Minas). 

Marilda Castanha é escritora e ilustradora de livros para a infância. É mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, onde se graduou em Desenho. É autora de dezenas de livros, recebeu muitos prêmios e vários selos de livros Altamente Recomendáveis pela FNLIJ. Recebeu também o prêmio Jabuti de Ilustração (2000 e 2011), concedido pela CBL e, em 2017, o Purple Island no Nami Concours (Coréia do Sul). 

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Funarte MG
Ícone eventos mesmo local

Eventos neste mesmo local


Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito
Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar