
UMA VIDA DEDICADA AOS LIVROS, À LITERATURA E AOS LEITORES. ENTREVISTA COM ANTONIETA CUNHA
com Antonieta Cunha, Beatriz Myrrha, Leo Cunha (BH) e Marilda Castanha; mediação: Daniela Chaves
Galpão 1
Classificação: LIVRE
Antonieta Cunha é professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG. Em 1979, criou a Casa de Leitura e Livraria Miguilim, uma das primeiras livrarias brasileiras dedicadas exclusivamente às crianças, e em 1980 a Editora Miguilim, para a publicação de livros que privilegiassem valores estéticos e criações lúdicas para o público infantil. Em 1991, criou o projeto da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte e foi sua primeira diretora. Foi Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte e presidente da Fundação Municipal de Cultura. Foi presidente da Câmara Mineira do Livro por dois mandatos e integrou, em duas ocasiões, o prestigioso júri do Prêmio Hans Christian Andersen, realizado pelo International Board on Books for Young People – IBBY. Em 2022 se tornou membro da Academia Mineira de Letras. É também editora e pesquisadora de literatura infantil, com vários livros publicados sobre o tema.

Beatriz Myrrha é mineira, mãe, atriz e contadora de histórias desde 1990. Graduada e mestra em Música, é educadora musical, diretora cênica, roteirista, palestrante e mestre de cerimônias. Publicou, entre outros, os livros Tatu travessa, coautoria com Luciana da Cunha Ferreira (ilustrações de Angela Mara; Fino Traço, 2025), A tartaruga e o coelho: uma outra história (ilustrações de Suryara Bernardi; Rona, 2022), O céu do baobá (ilustrações de Ana Cristina Maciel e Guili Seara; Aletria, 2021), Depois do sol (ilustrações de Léo Maciel) e Pitulu (ilustrações de Léo Maciel; Aletria, 2009). Atualmente, coordena o Coral dos Desafinados, na promoção de inclusão musical de adultos, forma narradores e educadores na arte de contar histórias e de musicalização para todas as idades.

Daniela Chaves é pedagoga, graduada pela UEMG, mestra em Educação e Inclusão Social pela UFMG. Trabalha há 15 anos na Fundação Municipal de Belo Horizonte e, atualmente, coordena a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

Leo Cunha é escritor, tradutor, jornalista e professor. Desde 1993, publicou cerca de 80 livros para crianças e jovens, em prosa, poesia, crônica e teatro. Recebeu os prêmios Biblioteca Nacional, Jabuti, João-de-Barro, Nestlé, FNLIJ, entre outros. Teve mais de 30 títulos selecionados para programas de leitura como o PNBE, PNAIC e PNLD Literário. É doutor em Artes, mestre em Ciência da Informação (UFMG) e graduado em Jornalismo (PUC-Minas).

Marilda Castanha é escritora e ilustradora de livros para a infância. É mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, onde se graduou em Desenho. É autora de dezenas de livros, recebeu muitos prêmios e vários selos de livros Altamente Recomendáveis pela FNLIJ. Recebeu também o prêmio Jabuti de Ilustração (2000 e 2011), concedido pela CBL e, em 2017, o Purple Island no Nami Concours (Coréia do Sul).