Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

BH 125 anos - homenagem aos 120 anos de Carlos Drummond de Andrade

Descrição

Durante as comemorações de 125 anos de Belo Horizonte, o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH, em conjunto com a Prefeitura de Belo Horizonte, vai celebrar também os 120 anos de um dos maiores ícones da literatura brasileira: Carlos Drummond de Andrade. Na ação cultural “BH 125 anos: Drummond no Horizonte” o público será convidado a uma viagem ao passado e experimentar uma parte da relação histórica do artista itabirano com a cidade de Belo Horizonte.

A réplica da famosa estátua em bronze do escritor, localizada, desde 2002, no calçadão de Copacabana, ponto turístico do Rio de Janeiro, e de autoria do escultor mineiro Leo Santana, será exposta no Teatro Francisco Nunes. 

Uma apresentação especial do Coral dos Desafinados - grupo formado por 30 cantores -, também fará parte da programação. No repertório, o grupo traz canções de compositores da MPB, com uma homenagem especial a Milton Nascimento, que recentemente completou 80 anos de vida. O Coral também fará narração de poemas emblemáticos de Drummond, como “Canção Amiga”, “Amar”, “Em memória de Alphonsus de Guimaraens”, “A palavra Minas”, “Infância”, “Além da terra, além do céu” e “Amanhecer”. 

Fica o convite para visitar e tirar muitas fotos! 

Vamos juntos celebrar essa cidade literária que é Belo Horizonte e a literatura de Drummond! 

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte

Sobre o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH 

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH, cuja próxima edição será realizada em 2023, nasceu em 2015, como resultado da convergência de políticas públicas de acesso ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas públicas que a Prefeitura desenvolve por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. O FLI BH é executado pela Diretoria da Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura em parceria com a Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita, que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. 

Realizado a cada dois anos, seu propósito é trazer à cena a diversidade que a literatura expressa, promovendo o diálogo entre esta e outras linguagens artísticas. Às vozes do texto literário, somam-se as vozes das ruas, dos saraus, da academia e a voz do público leitor. 


SERVIÇO

BH 125 anos: Drummond no horizonte

Visitação à Réplica da escultura de Drummond
Quando: De 11/12 (domingo) a 22/12 (quinta), das 10h às 17h
Onde: Entrada do Teatro Francisco Nunes - Zona Cultural Praça da Estação (Av. Afonso Pena, s/n - Centro, dentro do Parque Municipal)
Quanto: Gratuito, mediante retirada prévia de ingressos.

Apresentação do Coral dos Desafinados – Regência de Beatriz Myrrha
Quando: Dia 12/12 (segunda), às 20h
Onde: Teatro Francisco Nunes - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.377 - Centro)
Quanto: Gratuito, mediante retirada prévia de ingressos.

 

Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar