Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Patrimônio, Memória e Identidades Culturais - Memória social e urbana

Programação Mês das Crianças - Outubro 2023

Descrição

Outubro é o mês das crianças! Os equipamentos da Fundação Municipal de Cultura estão repletos de programações específicas para os pequenos. Nos teatros, museus e nos centros culturais espalhados por tidas as regionais a cidade, você terá oportunidade de aproveitar não só o feriadão com as crianças mas todos o mês. 

Confira a agenda  logo abaixo: 


Teatros

Teatro Raul Belém Machado

Teatro Infantil Circo de Família (cia Circustância)

  • Dia 14 e 15 e outubro às 17 horas (entrada gratuita)

Quinta no Raul - Daqui pra Gerais com Zé viola e Cavaquinho (Grupo Caras Pintadas)

  • Dia 19 de outubro 20 horas (entrada gratuita)

Teatro Marília 

Xabisa (com michele de Sá e Alexandre de Sena)

  • Dia 14 e 15 e outubro às 16 horas (entrada gratuita)


Museus

Casa do Baile 

"Tardes Líquidas"

"Tardes Líquidas" é uma oficina de lazer cultural oferecida regulamente pelo educativo da CABAUD. Esta edição irá compor a programação da Semana das Crianças do "Museus Pampulha". As atividades são realizadas no jardim do espaço, com brincadeiras que exploram, de forma lúdica e sensível, as relações entre corpo, arquitetura e a paisagem da Pampulha. Parte dessas brincadeiras envolve a água, como a realização de oficina de bolhas de sabão, "guerra" de balões d´água e chuveiros nos jardins. Também são disponibilizados jogos e um mini ateliê de desenho. As vagas são limitadas, com inscrições prévias, com capacidade para até 20 crianças por edição. A faixa etária é de 07 a 11 anos, e todas as crianças devem estar acompanhadas por um adulto responsável, durante toda a programação. Os inscritos devem trazer o lanche, roupas de banho, toalha e filtro solar.

  • Dia 09/10 de 14h às 17h
  • Inscrições pelo e-mail: cb.fmc@pbh.gov.br
  • Publico alvo: Crianças de 07 a 11 anos

"Hoje tem baile"

"Hoje tem baile!" é uma oficina de lazer cultural oferecida, excepcionalmente, pelo educativo da CABAUD. Esta edição irá compor a programação da Semana das Crianças do "Museus Pampulha", por meio de uma ação inclusiva. As atividades são realizadas no jardim do espaço, com música, dança e instrumentos musicais caseiros. A musicoterapeuta Meiry Geraldo, da Galeria Aut, fará a condução da atividade. Serão apresentadas músicas no estilo “Cantigas de roda”, e as crianças serão convidadas a cantar, tocar e dançar. A atividade será destinada ao público infantil, pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). 

  • Dia 11/10 das 14h às 16h
  • Público alvo: Crianças 

Filme no Baile  

"Uma mini mostra de filmes infantis especialmente selecionados para elas, no auditório. Não é necessário fazer inscrição e as vagas são sujeitas a lotação.  Os filmes são do Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte,  realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da MGS.                                                                                                                                                              
Dir. Heraldo de Deus e Vilma Martins / Classificação indicativa: livre

Dois irmãos, Pedro e Gabriel, ouvem desde cedo as histórias e rezas de sua avó ao Senhor do Bonfim e decidem fugir no dia da lavagem, se aventurar entre a multidão, para tentar pedir por uma bola de futebol. La confrontam as narrativas de sua avó, com a lavagem atual, trazendo questões sobre religiosidade, sincretismo, manifestação popular, e importância da família.

  • Dia 11/10 das 14h às 16h 

Fábula da vó Ita Dir. Joyce Prado e Thallita Oshiro / Classificação indicativa: livre

Gisa tem um cabelo cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem
debochando dela por conta disso. Nesta fabula de fantasia e realidade contada entre panos e tecidos, Vó Ita envolve sua netinha Gisele para lhe mostrar a beleza das diferenças e o valor de sua própria identidade.

  • Dia 11/10 das 14h às 16h

Entre Muros
Dir. Gleison Mota / Classificação indicativa: livre

Em suas férias escolares, José é levado por sua mãe para ajudar nas tarefas domésticas em um condomínio de luxo. Cercado pelos grandes muros, José quer brincar de bola na parte externa.                                                                       

  • Dia 11/10 das 14h às 16h                                                                 

Papagaio verde
Dir. Anderson Lima / Classificação indicativa: livre

Ao perder seu papagaio, uma dupla de amigos pensa em invadir um quintal. Mas a vida de um deles esta prestes a mudar.

  • Dia 11/10 das 14h às 16h

Dela
Dir. Bernard Attal / Classificação indicativa: livre

Dela mora na ilha de Itaparica com seu pai Agenor. Ela não entende porque os colegas na escola zombam do seu nome e do seu cabelo.

  • Dia 11/10 das 14h às 16h

Era uma vez em Icapuí
Dir. Alunos de Icapuí/CE / Classificação indicativa: livre

Num luau em volta da fogueira, um pescador narra a aventura vivida em Icapuí em busca do tesouro guardado ha muitas gerações."

  • Dia 11/10 das 14h às 16h

Casa Adentro 

"Casa Adentro" é uma visita mediada oferecida para o público em geral, sempre aos últimos domingos de cada mês, com vagas limitadas e inscrições realizadas pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br. As visitas de 2023 dão continuidade à essas ações que já vem sendo realizadas pelo educativo. As visitas acontecem às 10h e às 16h, com duração média de 1 hora, e nela são apresentados aspectos da arquitetura, história e paisagismo da Casa do Baile, inseridos no contexto do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao témino da visita, é realizada uma atividade, no formato ateliê, com propostas variadas, a depender o perfil do público. Conteúdos relacionados à exposição em cartaz também podem ser abordados.

  • Dia 29/10 de Uma visita às 10h e outra às 16h 
  • Inscrições pelo e-mail: cb.fmc@pbh.gov.br
  • Público Geral

Museu Casa Kubitschek

Brincadeiras no Jardim de Burle Marx

"Celebre a Semana das Crianças de forma especial e educativa! Junte-se a nós no Jardim de Burle Marx do Museu Casa Kubitschek para uma aventura emocionante de aprendizado e diversão. Durante os dias 11 e 13 de outubro, as crianças terão a oportunidade de se envolver em brincadeiras educativas que exploram a natureza, a cultura e a história, enquanto desfrutam do cenário deslumbrante deste icônico jardim.
As crianças serão estimuladas a explorar o mundo ao seu redor, descobrindo os segredos da flora e fauna do jardim, enquanto aprendem sobre curiosidades do Museu."

  • Dia 11 e 13/10 às 15h 
  • Inscrições pelo e-mail: educativos.mck@pbh.gov.br

Oficina de Produção de Ecobags

O Educativo do Museu Casa Kubitschek convida o público para a oficina de produção de ecobags para crianças. Os educadores irão realizar uma visita mediada na exposição Trama: Processos Educativos na Pampulha, que recentemente inaugurou o seu segundo módulo expositivo, Pampulha 80 anos: múltiplos olhares, em celebração ao Conjunto Moderno da Pampulha e, em seguida, a oficina será realizada com o objetivo de promover a criatividade e refletir com as crianças a importância da preservação do meio ambiente, a sustentabilidade e o bem-estar em comunidade, temas que se integram os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas - ONU. Após a confecção das ecobags poderemos nos atentar em personalizar, através de desenhos, pinturas e outros materiais e a distribuição de mudas do Jardim de Burle Marx que se faz presente no museu.

  • Dia 14/10 às 10h
  • Inscrições pelo e-mail: educativos.mck@pbh.gov.br

Acervos Museológicos do MCK em destaque: Oficina de Conservação Preventiva de Disco de Vinil

Os discos de vinil, com suas capas coloridas e suas melodias atemporais, são muito mais do que registros musicais; eles são portadores de memórias e narrativas musicais. Inspirados no acervo museológico do MCK, o Educativo e o setor de Acervo, Documentação e Pesquisa, convidam para a oficina de conservação preventiva de discos de vinil. A atividade será ministrada pela Conservadora e Restauradora de Bens Culturais Móveis, Elisangela Ribeiro. Na oficina de conservação de discos de vinil (ou LPs) os participantes irão aprender conhecimentos introdutórios sobre a preservação do acervo audiovisual, como a melhor maneira de higienizar, acondicionar e cuidar dos seus discos, possibilitando a redução da deterioração e garantindo a maior durabilidade dos bens culturais.Esta experiência integra a programação de 10 anos do Museu Casa Kubitschek e é um convite para todos os apaixonados por música, colecionadores e profissionais do campo de preservação ou patrimônio cultural.

  • Dia 21/10 às 15h
  • Inscrições pelo e-mail: educativos.mck@pbh.gov.br

Visita mediada aos jardins de Burle Marx - Edição Especial: Oficina de marcador de livros - Dia Nacional do Livro

Visita mediada aos jardins do Burle Marx. Em comemoração ao Dia Nacional do Livro os participantes irão fazer marcadores de livros criativos por meio de recortes e colagens. Esta atividade é inspirada em Juracy Guerra, moradora da casa que abriga o Museu Casa Kubitschek por mais de 50 anos. 

  • Dia 28/10 às 10h
  • Inscrições pelo e-mail: educativos.mck@pbh.gov.br

A arte de Paulo Werneck no MCK: oficina de de cerâmica artística

A cerâmica desempenhou um papel significativo na obra do artista muralista brasileiro Paulo Werneck. Werneck era conhecido por suas habilidades na pintura de murais e na criação de painéis decorativos em edifícios públicos e privados no Brasil. Ele frequentemente utilizava cerâmica em suas obras para adicionar textura, cores vibrantes e elementos tridimensionais aos seus murais. Desta forma o Educativo do MCK irá realizar uma oficina de produção de cerâmica artística inspirada no trabalho de Paulo Werneck, muralista presente no MCK e no Conjunto Moderno da Pampulha, em parceria com a artista Emmanuela Tolentino, que irá promover uma experiência em modelagem de cerâmica. Esta experiência integra a programação de 10 anos do Museu Casa Kubitschek.

  • Dia  28/10 às 15h  
  • Inscrições pelo e-mail: educativos.mck@pbh.gov.br

Museu de Arte da Pampulha 

Oficina infantil de Livro de Artista - Celebração ao Dia Nacional do Livro

A oficina "Celebração ao Dia Nacional do Livro com Oficina de Produção de Livro de Artista Infantil" é uma atividade que faz parte da ""Semana das Crianças do Museu de Arte da Pampulha"". Durante essa oficina, as crianças terão a oportunidade de explorar sua criatividade e imaginação, mergulhando no mundo da literatura e das artes. Mediadas pelo Educativo e pela Biblioteca e Centro de Documentação do MAP, as crianças irão criar seus próprios livros de artista, combinando elementos visuais e textuais de maneira única. Será uma celebração ao universo dos livros, incentivando o gosto pela leitura e pela expressão artística desde a infância.

  • Dia 11/10 às 10h 
  • Inscrições pelo e-mail: map.educativo@pbh.gov.br
  • Público alvo : Crianças de 7 a10 anos

Ateliê aberto Especial Primeira Infância nos jardins de Burle Marx do MAP

O educativo do Museu de Arte da Pampulha convida o público a participar do ateliê aberto nos jardins do museu. São oficinas criativas baseadas nas obras em exposição permanente, temporárias e no paisagismo. A proposta dessa atividade é criar um tapete sensorial, um cenário de possibilidades onde as crianças possam experimentar diversos materiais. Essa atividade estimula o movimento livre, estreitando o vínculo afetivo para a construção da autonomia da criança. Nesta edição especial sugerimos uma pequena caminhada (percurso sensorial) em nosso jardim para coletar brinquedos não estruturados, como galhos, folhas, pedras, penas dentre outros materiais presentes no jardim. 

  • Dia 14/10 de 9h às 10h 
  • Inscrições pelo e-mail: map.educativo@pbh.gov.br
  • Público alvo: Crianças de 6 meses a 5 anos de idade 

Contação de Histórias nos Jardins de Burle Marx - Celebração ao Dia Nacional do Livro 

A proposta dessa atividade é realizar uma contação de histórias, utilizando os fantoches dos animais que vivem na lagoa da Lagoa da Pampulha. A contação de histórias é uma atividade lúdica que contribui para o desenvolvimento infantil por meio da criatividade e dos aspectos cognitivos. O objetivo desta proposta é promover uma ponte entre o aprendizado e o brincar. Em celebração ao Dia Nacional do Livro que é comemorado no dia 29/10, o educativo do MAP irá homenagear a escritora e ex-diretora do Museu de Arte da Pampulha, Priscila Freire, por meio da leitura da sua obra "Conto Conversa de Corpo" para o público infantil nos jardins de Jardins de Burles Marx do Museu.

  • Dia 14/10 de 10h às 11h
  • Inscrições pelo e-mail: map.educativo@pbh.gov.br
  • Público Alvo : Crianças entre 1 a 5 anos de idade 

Visita mediada aos jardins de Burle Marx do MAP e oficina de auto-retrato 

Nestas visitas, os participantes são convidados a percorrer os jardins de Burle Marx, explorando suas características artísticas, históricas e botânicas, além da leitura das obras de arte que se encontram integradas aos projetos paisagísticos.  O objetivo dessa oficina é trabalhar o autorretrato, através da construção de identidade de cada participante de modo que cada um reconheça sua individualidade e características. Desenvolvendo uma reflexão sobre a identidade, promovendo um momento de criação e ludicidade. Após a mediação nos jardins, inicia-se a atividade. No primeiro momento explicamos sobre o autorretrato na arte. Logo após distribuímos os espelhos e propomos que  os participantes observem a sua imagem refletida nele, observando os detalhes e características, após isso pedimos que eles iniciem o autorretrato com lápis de cor.

  • Dia 21/10 às 10h
  • Inscrições pelo e-mail: map.educativo@pbh.gov.br
  • Público geral 

PERCURSOS PAMPULHA - Edição Especial: Oficina de desenho ao ar livre (na Paisagem Cultural da Pampulha) 

Caminhada mediada pelo educativo do MAP que percorre dos jardins do MAP até a península onde seria construído o Grande Hotel da Pampulha, com o objetivo de interpretar a paisagem da Pampulha, explorando aspectos das diversas camadas que compõem o território - história, arquitetura, paisagismo, arte, natureza e dinâmica urbana. (1,4Km). Inspirado no trabalho desenvolvido pelo artista Márcio Diegues no Bolsa Pampulha 2013/2014, propomos uma oficina de desenho de paisagem ao ar livre. Assim como no trabalho do artista Márcio Diegues, em que são criados cadernos para diversos elementos da paisagem, os participantes serão convidados a pesquisar na paisagem da orla da Pampulha os objetos que vão povoar suas composições. Serão distribuídos zines aos onde cada participante fará desenhos de acordos com os elementos que mais chamam atenção na paisagem da Pampulha.

  • Dia 28/10 às 10h
  • Inscrições pelo e-mail: map.educativo@pbh.gov.br
  • Público Geral 

SEMANA MAP EM MOVIMENTO 60+ - Outubro Prateado - Dia do Idoso

A ação educativa MAP em Movimento celebra o Outubro Prateado - Dia do Idoso promovendo a sua versão 60+.  O Educativo do Museu irá realizar visitas mediadas em espaços de convivência e de longa permanência de idosos da cidade de Belo Horizonte e no dia 3/10, no Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) de Belo Horizonte aberto ao público com o objetivo de apresentar o acervo, contextualizar o Museu de Arte da Pampulha e o próprio território no qual estão inseridos. Além disso, os educadores irão realizar um ateliê aberto a partir do conceito de um ateliê de pintura intuitiva, no qual os participantes serão convidados a pintar livremente, observando os gestos e as formas que vão se criando com cada cor e pincelada. O objetivo desta oficina é promover a sensibilização do olhar, através do contato com a arte, possibilitando uma experiência artística para os idosos acolhidos e os ativos; além de ampliar o diálogo com o Museu de Arte da Pampulha, promovendo reflexões sobre arte de um modo mais aberto à partilha de experiências e trabalhar também memória coletiva, a presença das pessoas idosas na cidade, a produção e o consumo de arte e cultural de pessoas idosas e a identidade individual e coletiva deste grupo.

  • Dia 03/10 das 14h às 17h
  • Inscrições pelo e-mail: map.educativo@pbh.gov.br
  • Público Alvo: Idosos

Museu Histórico Abílio Barreto 

Evento de Inauguração da Nova Sala do Educativo

Evento de entrega da nova Sala do Setor Educativo – visita mediata especial com alunos e professores de pedagogia da UEMG

  • Dia 10/10 de 13h às 15h
  • Inscrições pelo e-mail: educativomhab@pbh.gov.br 

Oficina de Construção e Colagem de Casas em Miniatura, com Ana Luiza Pedrosa Camilo e Lara Carvalho

A oficina de Construção e Colagem de Casas em Miniatura promove uma experiência interativa e educativa no Museu Histórico Abílio Barreto. Inspirada na missão do museu de estabelecer conexões entre as pessoas e a cidade, essa atividade provoca a reflexão sobre a construção do Casarão e sobre as diversas representações da arquitetura de Belo Horizonte vistas na exposição COMPLEXA CIDADE. Vagas limitadas

  • Dia 15/10 das 10h30 às 12h30
  • Inscrições pelo e-mail: educativomhab@pbh.gov.br 

Grupo Aruanda

Apresentação do grupo aruanda no palco ao ar Livre do MHAB

  • Dia 15/10 às 11:30h

Como construir um guia de bairros por meio do álbum de figurinhas

Formação prática e teórica sobre cidade educadora, educação e território para professores e estudantes de licenciatura. Mediação: Raquel Alves Rodrigues

  • Dia 21/10 de 9h às 15h
  • Inscrições pelo LINK
  • Público Alvo: Professores e estudantes e licenciatura

Museu da Imagem e do Som 

"A proposta é produzir um curta metragem, a partir de oficina com as crianças, seguindo um roteiro elaborado em oficina de storyboard e criação de roteiro ocorrida na instituição no dia 24 e 25 de janeiro do corrente ano.  Após as capturas das imagens e sons, o vídeo será editado pela equipe do MIS BH e enviado para as crianças participantes. A ação resultará em um produto audiovisual a ser veiculado nas redes de comunicação do MIS BH e FMC, assim como submetido à festivais de cinema. 

A oficina acontecerá em três módulos: 
- Apresentação das ideias, leitura do roteiro em equipe e divisão das funções entre as crianças;
- Ensaio Geral. Passagem pelo SET de filmagens, ensaios de movimentação com os atores e de posicionamento de câmeras;
- Filmagens, com atuação dos atores-mirins e filmagem dos cameraman mirins.
OBS: 

- Sugere-se que as crianças tragam adereços para composição dos figurinos e cenários.
(tais adereços serão devolvidos ao final da ação);

- Sugere que a criança tenha acesso a um celular, para auxiliar na captura da imagem e som, produtos que serão utilizados na produção do curta metragem de animação;
 
- Traga seu lanche para piquenique a ser realizado no intervalo da oficina;


- Será necessário colher autorização dos pais para a utilização da imagem das crianças na produção do curta-metragem."

  • Dia - 09 de outubro de 2023 (segunda feira) – 09 às 12:00 e 13:00 às 16:00 horas; 12:00 às 13:00 horas – pausa para piquenique; -10 de outubro de 2023 (terça feira) – 09 às 13:00 horas.

Museu da Moda 

Narração de Histórias

Contação de histórias com Shirley Rodrigues. Sinopse: Contaram-me uma história, certa vez, e agora eu vou contar para vocês! Esse é um convite para sentar, ouvir histórias e brincar. Mesclando contação de histórias, teatro e brincadeiras, “Histórias que me contaram” é uma viagem ao “mundo do faz de conta”, onde tudo é possível!

  • Dia 4/10 às 14h 

BASTIDORES DAS ARTES - Arte da Moda: Figurino como Linguagem

Workshop ministrado pela Escola Livre de Artes, com carga horária de 18 horas. 

  • Dia 13 de setembro a 08 de novembro, às quartas-feiras,  de 14:30 às 16:30
  • Público Alvo Jovens e Adultos 

Oficina Quarto de Costura

Este projeto é realizado pela professora Lúcia Santiago e integra as atividades do grupo de pesquisa Fios – processos e experiências criativas (EBA/UFMG/CNPq), sendo uma ação das linhas de pesquisas “Imagem, roupa, memória, literatura e cinema” e “Poéticas autobiográficas e biográficas”. A linha de pesquisa “Imagem, Roupa, Memória, Literatura e Cinema” tem como objetivos as investigações das relações acerca da roupa como memória, como arquivo, como presença-ausência, como esquecimento, como alegoria, como objeto, como corpo, como imagem e os diálogos com as diferentes formas de comunicação do homem. Enquanto, a linha de pesquisa “Poéticas autobiográficas e biográficas” investiga e registra os processos criativos oriundos de pesquisas com temáticas autobiográficas e biográficas.

  • Dia 20/10 de 14:30 às 18:30
  • Inscrições pelo e-mail: grupofios@gmail.com
  • Público Alvo: Jovens e Adultos 

Minas Trend 

Como programação estendida do Minas Trend Preview, que é um dos mais importantes eventos de moda da cidade, o Museu da Moda receberá oficinas, palestras e workshops.

"Programação do Minas Trend 
23/10 (segunda) - a confirmar
noite - Roda de conversa sobre Figurino (Clara X Sofia)

24/10 (terça)
manhã - Oficina de Moulage (Senai)

25/10 (quarta)
manhã - Oficina de Moulage (Senai)
noite - Talk fotógrafos e Stylists (UFMG) a confirmar

26/10 (quinta)
tarde - Oficina de Moulage (Senai)
noite - roda de conversa com Maria do Carmo (Memorial do Bordado)

27/10 (sexta) 
tarde - Oficina de Ilustração de Moda (Carol Xavier)"

Oficina bonecas de papel 

As bonecas de papel foram muito populares há algumas décadas. Junto com cada boneca vinham várias roupinhas, que eram recortadas e presas no corpo do desenho com pequenas abas. Com apelo vintage e nostálgico, a brincadeira ainda hoje atrai crianças e adultos. A proposta da oficina é resgatar essa brincadeira, convidando os participantes a soltarem a imaginação ao criar figurinos coloridos e cheios de criatividade.  

  • Dia 13/10 de 10h às 12h 
  • Público Alvo: Crianças a partir de 7 anos

Centros Culturais

Centro Cultural Alto Vera Cruz

Encontro Cultural Taquaril - Especial Dia das Crianças
     
O Encontro é realizado todo segundo sábado do mês, na praça Che Guevara, bairro Taquaril. Neste mês, especial Dia das Crianças.

  • Realização: Aliança Cultural Taquaril. Apoio: Centro Cultural Alto Vera Cruz, Casa do Hip-Hop Taquaril e Associação Centro Comunitário Pró-Construção e Desenvolvimento do Taquaril.
  • Dia 12 de outubro, quarta, das 14h às 22h

Centro Cultural Bairro das Indústrias

Percurso Corpo & Arte (parte 1)
 
Oficina que propõe uma experiência artística visual, desenvolvendo elementos sensoriais por meio da criatividade e da imaginação. Com Daniel Hamdan e Isabella Marques. 

  • Dia 12 de outubro, quarta, de 15h às 17h

Percurso Corpo & Arte (parte 2)
    
Experimentação de um percurso artístico cênico explorando corpo, gesto e movimento. Com Daniel Hamdan e Isabella Marques.        

  • Dia 13 de outubro, quinta, de 15h30 às 17h

Centro Cultural Jardim Guanabara

Gincana Intergeracional
    
Evento comemorativo ao Dia da Pessoa Idosa e ao Dia das Crianças. Muita brincadeira e diversão para celebrar a vida com atividades entre as gerações. Oportunidade para que toda a família aproveite este mês super especial. 

  • Dia 12 de outubro, quarta,de 9h às 12h

Centro Cultural Lindeia Regina

Curtindo a Infância – 7ª Edição
    
Depois de dois anos impedidos pela pandemia, nossa tradicional festa das crianças está de volta. Uma manhã muito especial com diversas brincadeiras e atrações para toda a família.    

  • Dia 12 de outubro, quarta, de 9h às 12h

Centro Cultural São Geraldo

Dia para crianças e adolescentes no CCSG

Dia 12 de outubro, quarta, de 10h às 18h

  • Das 10h às 11h30: Sarau de inauguração da Exposição Farol Cultural - Cultura da Infância e da Adolescência, com artistas convidados declamando os textos produzidos pelas crianças e adolescentes. Ao final do Sarau, os brinquedos serão instalados na exposição. 
  • A partir das 14h: Atividades Solte seus Cachinhos ou Jogue suas Tranças Afro, de valorização do cabelo natural das crianças e adolescentes. 
  • Atividades interativas com os brinquedos da Exposição Farol Cultural - Cultura da Infância e da Adolescência, com Élcio Ribeiro.
  • Apresentação artística e aula aberta Circo Belô. 
  • A partir das 18h: Cortejo final até a Praça Santuário São Geraldo, com fanfarra e cartazes em alusão aos direitos das crianças e adolescentes produzidos pelos alunos da Oficina de Circo e Direitos Humanos do CCSG.

Centro Cultural Vila Fátima

Mulambo e Risoto em Lá Ursa

Sejam todos bem-vindos ao Circo Zebruk, o único circo do mundo composto apenas por um homem e um animal. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

  • Dia 12 de outubro, quarta, às 10h

Dia de Cinema
    
A atividade propõe exibições de filmes para toda a criançada.        

  • Dia 12 de outubro, quarta, às 11h

Oficina Baú da Imaginação

A partir da leitura do livro “Flora” e com a interação com objetos, por meio da exploração espontânea e livre, o leitor é convidado a desvendar os segredos das coisas mais simples ou a descobrir situações novas, inusitadas. 

  • Dia 12 de outubro, quarta, de 13h às 16h

Centro Cultural Venda Nova

Oficina de Argila 
   
Oficina de cerâmica para crianças.

  • Coordenação: Sabrina Damas
  • Dia 12 de outubro, quarta, de 9h às 10h

O espetáculo não pode parar

O palhaço de picadeiro se desenvolve com base nas tradicionais reprises circenses. Cascatas (tapas e tombos falsos), bordões, muito improviso e interação com o público dão forma ao espetáculo. Circo Aloma. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

  • Dia 12 de outubro, quarta, de 10h às 11h e de 14h às 15h

Oficina Pintando o 7 
  
Oficina de pintura para crianças em que se propõe o estímulo à criatividade e imaginação a partir da experimentação com tinta guache. Coordenação: Sabrina Damas

  • Dia 12 de outubro, quarta, de 13h às 14h

Oficina de brinquedos recicláveis
    
Propõe-se reciclar, reaproveitar, reutilizar ou personalizar materiais, multiplicando a ideia de sustentabilidade.

  • Coordenação: Sabrina Damas e Eva Martins.
  • Dia 12 de outubro, quarta, de 15h às 16h

Mulambo e Risoto em lá Ursa
    
Mulambo e Risoto em números acrobáticos, musicais e misteriosos, abrindo caminho para o inesperado e surpreendente: Margarida, a Ursa Polar.

  • Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
  • Tradução em libras.         
  • Dia 12 de outubro, quarta, de 16h às 17h

Centro Cultural Zilah Spósito

Rua de Lazer
    
Muita alegria, brinquedos e diversão no Zilah Spósito! Parceria: ONG Via Norte.         

  • Dia 12 de outubro, quarta, de 10h às 16h

Espetáculo Cia Circunstância em.... Circo de Família

Inspirados na tradição do circo, do teatro de rua e da palhaçaria brasileira, os números refletem a polivalência e a flexibilidade necessárias para viver uma relação familiar. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

  • Dia 12 de outubro, quarta, de 16h às 17h

Cabine de Memórias
    
Exibição da websérie que conta a história de pessoas da comunidade do entorno dos Centros Culturais, bem como comentários dos técnicos envolvidos no trabalho dos espaços. Classificação indicativa: Livre.    

  • Dia 12 de outubro, quarta, de 10h às 16h
Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar