Transporte e Trânsito

Body

TRANSPORTE E TRÂNSITO

 

 

Áreas com Restrição de Circulação

Entre os dias 22 e 25/02, operações especiais serão realizadas e algumas áreas terão circulação restrita, confira:

Operação de Trânsito na Área Central

Interdições e Desvios nas Regionais

Quer ver detalhes e mais informações sobre as vias interditadas? Acesse a página especial da BHTrans.

Foliônibus

Para os foliões se locomoverem pela folia sem pagar nada, o Foliônibus neste ano foi ampliado e vai rodar em três rotas, entre os dias 22 e 25/2, das 9h às 20h. VEJA AQUI O QUADRO DE HORÁRIOS!

No total, são 35 veículos circulando. Veja o itinerário de cada um:

Rota 1 – Centro/Barro Preto/Savassi/Santa Tereza (Via Contorno)
Itinerário: Av. do Contorno (Estação Lagoinha), Av. do Contorno, Rua Raul Mendes, Rua Bueno Brandão, Rua Hermílio Alves, Av. do Contorno, Retorno na Ponte da Rua 21 de Abril (Rodoviária), Av. do Contorno (Estação Lagoinha). 
Frota: 18 veículos no sábado, segunda e terça e 20 veículos no domingo

Rota 2 – Centro/Savassi/Floresta (Via Bahia e Contorno)
Itinerário: Av. do Contorno (Estação Lagoinha), Rua Rio Grande do Sul, Rua dos Tupinambás, Rua Curitiba, Av. Bias Fortes, Rua da Bahia, Av. do Contorno, Vdt. da Floresta, Av. do Contorno (Estação Lagoinha).
Frota: 10 veículos sábado, segunda e terça e 15 no domingo

Rota 3 – Pampulha/Mineirão
Itinerário: Alça de ligação da Av. Dom Pedro I / Av. Portugal entre Rua Canárias e Av. Portugal, Alça de retorno exclusivo de ônibus em frente a Estação Pampulha, Rua Cheik Nagib Assrauy, Av. Dom Pedro I, Barragem da Pampulha, Av. Otacílio Negrão de Lima, Retorno na rotatória da Av. Chaffir Ferreira, Av. Otacílio Negrão de Lima; Av. Santa Rosa, Av. Pres. Antônio Carlos, Av. Mal. Esperidião Rosa (retorno), Av. Pres. Antônio Carlos; Av Pedro I , Alça de ligação da Av. Dom Pedro I / Av. Portugal, Av. Portugal, Rua do Mel, Rua das Canárias (dir.),Alça de ligação da Av. Dom Pedro I / Av. Portugal entre Rua Canárias e Av. Portugal.
Frota: 7 veículos

Transporte coletivo

 

Quer ver quais linhas de ônibus serão desviadas e quais pontos serão desativados durante o Carnaval? Ou quer planejar o melhor trajeto pra chegar à folia? Consulte o Guia de Bolso com o mapa completo para o Carnaval e acesse a página especial da BHTrans.

 

Ou acesse o aplicativo SIUMOBILE e acompanhe em tempo real onde a linha de ônibus está.

Metrô

Confira a operação especial na circulação de trens e funcionamento das estações:

  • Na sexta-feira (21/2), a Estação Central permanece aberta até às 2h.
  • De sábado a terça-feira (22 a 25/2), o horário ampliado também segue em curso para a Estação Central, aberta até às 1h.
  • As demais estações operarão somente para desembarque, após às 23h.
  • Vale destacar que exclusivamente no sábado, dia 22, as Estações Eldorado, São Gabriel e Vilarinho também abrirão mais cedo, às 5h da manhã, com reforço das bilheterias.

Em razão da agenda de eventos programados para a Praça Rui Barbosa, o acesso à Estação Central será feito apenas pela Rua Aarão Reis.

Não haverá recarga de cartões eletrônicos na Estação Central e em Santa Tereza nos dias de folia, ficando disponível em todas as demais estações. Os usuários devem antecipar a compra de bilhetes e a recarga de cartões, para evitar filas.

Transporte de grandes volumes: Não será permitido o embarque de grandes volumes, incluindo caixas de isopor e pacotes de gelo. Entre outras restrições, está proibida a entrada de garrafas de vidro e a venda de produtos por ambulantes, incluindo bebidas e alimentos, bem como o transporte de materiais inflamáveis/explosivos e pirotécnicos.  Também não será permitida a entrada de carrinho de carga, de gelados ou de supermercado.

Rotativo Liberado

Entre os dias 23 e 25 de fevereiro – domingo a terça-feira de Carnaval – todas as áreas de Belo Horizonte, regulamentadas com o Estacionamento Rotativo Digital serão liberadas, 24 horas, para estacionamento sem a necessidade de utilização de crédito eletrônico ou mesmo a folha de talão, para quem ainda utiliza o sistema impresso.

No dia 26 (quarta-feira de Cinzas), o Rotativo estará também liberado, no período das 8h às 12h (meio-dia).