Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

Programação Março 2022 - Centro Cultural Urucuia

Descrição

Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita. 

Confira a agenda do Centro Cultural Urucuia logo abaixo.


Artes Cênicas
  • Voguing Ópera

Palestrante e dançarino: Jhones Victor. Para o terceiro dia de atividades, será ministrada por Timmy 007 (Jhones Victor) uma aula de vogue que perpassa sua performatividade, seus elementos, história e contexto de criação. A dança voguing é a expressão máxima daquilo que a cultura ballroom representa, trazendo beleza, moda e passabilidade em uma única performance dançada. Uma movimentação que parte de mulheres trans-racializadas e estrutura-se numa manifestação única, que contempla a criatividade e a liberdade do ser como nenhuma outra dança faz. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura / Edital Descentra.
Dia 13, sábado, às 14h

Literatura
  • Roda de Histórias: Pequenos Leitores

Contação de histórias seguida de atividades lúdicas e artísticas. Mediadora: Letícia Vilela.
Vagas: 10
Dia 24, quinta, às 14h

Música 
  • Lendas e Contos Amazônicos

Seduzidos por mistérios e mitos da Floresta Amazônica, os músicos Anderson Reis (violão) e Célio Souza (canto) dividem no palco as vivências proporcionadas pela música de Waldemar Henrique. Em uma apresentação que mistura contação de histórias, os músicos pretendem transportar, mesmo que por um breve momento, os ouvintes para esse lugar, entre realidade e ficção, causos e lendas.
Dia 2, quarta, às 19h

Oficinas e cursos
  • Dança de Salão

Prática de dança de diversos tipos em casal.
Vagas: 12 (6 casais)
Quartas, às 19h

  • Jogos e Jogadas

A oficina tem o intuito de estimular e desenvolver habilidades essenciais dos jogos de tabuleiro, tais como: comunicação verbal, raciocínio lógico, atenção, concentração e interação social e, principalmente, oportunizar a diversão. Orientação: Deydson e Leticia.
Sextas, às 14h

  • Dança do Ventre

Dança originada no Oriente Médio composta por uma série de movimentos vibrantes, impactantes, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo. Com Ranyah Zahyrah.
Vagas: 8
Sábados, às 10h

  • Arte Encanta Capoeira

A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que mistura diversas instâncias da arte e do corpo, como música, dança e esporte. Com Contramestre Tom.
Sábados, às 15h30

  • Teatralizando

A oficina acontecerá todos os sábados do mês de março. Seu foco é ensinar técnicas básicas de teatro por meio de jogos teatrais que dão diversas possibilidades para um treinamento criativo, praticando a espontaneidade. Mediadores: Deydson, Leone e Leticia.
Público: a partir de 14 anos
Sábados, às 14h

  • Oficina para Gestores Culturais – Projeto Multiplicação Cultural

Ação de capacitação técnica a gestores culturais locais e/ou artistas interessados em empreender no setor cultural, residentes na regional Barreiro. As ações serão realizadas por meio de oficinas práticas em segmentos da produção cultural e gestão de projetos artísticos. Além de capacitar gestores culturais locais, a proposta reforça a importância de valorizar os empreendedores da cultura da cidade. As ações de capacitação terão ênfase no segmento artístico, direcionando os conteúdos de formação para elaboração de propostas culturais nos setores das artes cênicas.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte / Edital Descentra. 
Sábados, de 5/3 a 14/5, das 9h às 12h

Serviços
  • Consultoria e Apoio para Elaboração de Projetos Artísticos-Culturais

Voltado a artistas, produtores e agentes culturais. Agendamento para encontro virtual/presencial de consultoria pelo e-mail: ccu.fmc@pbh.gov.br


Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais

Horários de funcionamento presencial:

  • Terça a sexta, das 9h às 19h
  • Sábados: das 9h às 17h
  • De terça a sexta, a Biblioteca funciona até as 18h 
Video

 

Data
a
Consulte a programação para verificar as datas, horários e como se inscrever nas atividades.
Entrada
Gratuito