No vocabulário sapatão, “fancha” é um termo utilizado para designar mulheres homossexuais, lésbicas e sapatonas.
A Coletiva Fanchecléticas realiza nos dias 7, 14 e 21 de Julho, o evento Rolê das Fancha, no Teatro Espanca, no Centro de BH.
Nas quintas-feiras, a partir das 19h30, o baixo centro estará ocupado pela diversidade com ações do audiovisual, literatura, teatralidades e músicas, todas feitas por sapatonas, bi, pan e transsexuais. O Rolê das Fancha conta com artistas plurais, Cine Sapatão (SP), Breve Cia de Teatro (BH), Dj Bebela e as Artes Sapas.
A ação é gratuita e visa o fomento da cena artística e LGBTQIAP+ de Belo Horizonte.
O evento:
07/07: No primeiro dia do evento, 07/07, o Rolê das Fancha foi guiado pelo “Encontros Sapatônicos", com sua primeira realização no Cine Humberto Mauro, mostrando o cinema independente feito por pessoas lésbipansexuais e não bináries.
Foram exibidos três curta-metragens, como o premiado “SAPATÃO: uma racha/dura no sistema” do diretor Dévora Mc, e o teaser do curta-metragem documental sobre o Ferros’s Bar, que será lançado pelo coletivo Cine Sapatão (SP) ainda em 2022.
Após a exibição, a cineasta Nayla Guerra contou sobre o processo de criação do Ferro’s Bar e a distribuição de pipoca gratuita será uma ação para aconchegar a sessão de cinema.
14/07: A noite do dia 14/7, é dedicada à literatura e às teatralidades, a Breve Cia de Teatro, companhia que investiga a Dramaturgia Negra, o Teatro de Ocupação, o Épico Dramático irá apresentar uma intervenção artística.
O sarau “Tesão Fancheclético” vai conduzir a noite literária, que conta também com microfone aberto para recepcionar artistas que tenham o interesse de demonstrar suas artes cênicas.
Todo o evento contará com as Artes Sapas, apoiadora do Rolê das Fancha, além de vestir a Coletiva Fanchecléticas, o ateliê de serigrafia e costura irá expor e vender seus produtos durante a realização do Rolê.
21/07: O fechamento do Rolê das Fanchas será no dia 21/7, com intervenções artísticas abertas pela Coletiva Fanchecléticas em comemoração aos seus três anos de resistência.
A atração principal da noite será a DJ Bebela Dias que tem ênfase musical na vertente da música preta, relacionado aos gêneros e seus respectivos subgêneros do Rap, R&B, Soul, Ragga, Samba, BASS, Funk e House.
Para fechar a noite de celebração das existências plurais, o atemporal “Parabéns” terá o acompanhamento de uma torta Fancha.
O Evento é gratuito e ocorre sempre a partir das 19h30.