Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Vídeo

Exibição do documentário Louceiras - Espaço do Conhecimento UFMG

Descrição

O grupo étnico Kariri-Xocó vive em uma aldeia às margens do Rio São Francisco, no município de Porto Real do Colégio, em Alagoas. Algumas dessas mulheres indígenas são herdeiras de uma tradição passada de mãe para filha: a louça. Elas conhecem a arte a fundo: desde a escolha do barro até a confecção e a queima de panelas e potes. O documentário Louceiras, de Tatiana Toffoli, acompanha o dia a dia das últimas ceramistas da comunidade.

No próximo domingo, 27 de outubro, às 14h, o Espaço do Conhecimento UFMG exibe a produção, que mostra como essas mulheres tiram o sustento da cerâmica, além de revelar seu conhecimento sobre as ervas medicinais, a dança do Toré e os cantos de trabalho. O filme tem duração de 54 minutos. Logo após a projeção, o público participa de uma roda de conversa sobre o tema. A entrada é gratuita, e a classificação é livre.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de outubro.

 

Localização
Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários
Centro-Sul
Informações
Data
Entrada
Gratuito